Vivemos atualmente em um mundo globalizado, onde os fluxos ocorrem em um ritmo muito acelerado e isso só foi possível graças a revolução tecnológica. Sejam fluxos de capital, pessoas ou informações, essas trocas trouxeram uma maior integração entre países e seres humanos. Na correria do dia a dia, deixamos de perceber o quanto a revolução tecnológica veio para simplificar nossa vida.
A revolução tecnológica se iniciou no fim do século XX e dura até hoje. Porém, mesmo em pleno século XXI, avança em ritmo desigual, privilegiando alguns em detrimento de outros. Se em algumas regiões do mundo nem a revolução industrial chegou ainda, que dizer da Revolução Tecnológica. Sua importância se dá pelo fato de, aonde chega, causa impactos nas esferas econômica, social e política.
A maioria das inovações trazidas por essa revolução - como a internet - estão já estão arraigadas em nossas vidas e, por vezes, acabamos por não perceber o quanto elas mudaram o mundo. Trocas de correspondência e ligações telefônicas que antes levavam dias e eram custosas, agora são mais baratas e instantâneas. Essas tecnologias chegaram para simplificar nossas vidas. O barateamento das comunicações foi a mola propulsora da globalização.
Para Joseph Stiglitz, autor de 'A Globalização e seus Malefícios', a derrubada das barreiras artificiais ao fluxo de bens, serviços capital, conhecimento e pessoas através das fronteiras, levaram a uma integração dos países e dos seres humanos numa escala nunca antes vista. Essa integração, por sua vez, levou a um maior conhecimento de outras culturas e outros sistemas políticos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A saber, no século XXI, podemos dizer que nos tornamos uma aldeia global!
Veja Também: Veja como a história de um jovem de 14 anos é o exemplo do futuro da nova Revolução Industrial