As diferentes fases da Arquitetura  

De olho no passado 

Simone Tagliani 03/13/2022  

Poucas vezes olhamos para o passado, de modo a entender melhor a evolução da nossa história e todas as transformações. Certos exemplos da Arquitetura do passado impressionam. Veremos diferentes períodos no texto a seguir! 

Deste a Idade da Pedra, a Arquitetura  do passado que ainda encontramos preservado é aquele ligado ao culto religioso e astronômico, com bastante simbolismo, como o monumento de Stonehenge, na Inglaterra. 

Fase 1: O nascimento da Arquitetura 

Neste tempo, o destaque é a criação da simetria e das ordens clássicas. Muitos materiais eram explorados de um modo diferente e outros eram desenvolvidos – como é o caso do tijolo de barro cozido, pedra e calcário. 

Fase 2: As primeiras sociedades 

Embora esta seja uma fase apelidada de “era das trevas”, não passou em branco para a engenharia. Também foi  o momento de introdução de novas técnicas para as construções. Destaque para a criação da perspectiva linear.

Fase 3: Das trevas à difusão do conhecimento 

Esta Arquitetura do passado não trouxe nenhuma tendência nova para as artes, apenas tendências repaginadas de estilos antigos, agora adaptados a outro contexto. E muito se desenrolou até dar o início à modernidade. 

Fase 4: A era do despertar da consciência 

Neste tempo, as cidades atingiam um ritmo bastante acelerado de crescimento e mudanças estruturais.  E esta Arquitetura mostrava uma preocupação maior com a tecnicidade das construções civis. 

Fase 5: A mudança na representação da Urbe 

O homem passou a ter a sua vida guiada pelas novas tecnologias ligadas aos computadores. Era uma nova representação da produção arquitetônica. Agora, a visualização destes projetos é em realidade virtual e aumentada, por desenhos 3D.

Fase 6: A virtualização da realidade