Engenharia 360

Como funciona o Laudo Técnico assinado pelos engenheiros?

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/05/2022 | Atualizado em 06/08/2023 4 min
Imagem de pressfoto em Freepik

Como funciona o Laudo Técnico assinado pelos engenheiros?

por Redação 360 | 19/05/2022 | Atualizado em 06/08/2023
Imagem de pressfoto em Freepik
Engenharia 360

Nota: Dois casos envolvendo laudos técnicos chamaram atenção dos jornalistas em agosto de 2023. O primeiro caso foi de casas na Zona Leste de SP que correm risco de desabar após obra da Sabesp iniciada em 2022. Moradores da região relatam surgimento de rachaduras e problemas estruturais desde a intervenção.

laudo técnico
Imagem reprodução arquivo pessoal via G1 - SP

Um laudo técnico apontou movimentação do solo devido à obra como causa dos danos. A Sabesp nega a relação com o encharcamento do solo, mas realizará novas vistorias para investigar as possíveis causas. Já a Construtora Befort, vizinha das casas afetadas, pretende processar a Sabesp pelos prejuízos causados. A Defesa Civil acionou a Sabesp para apurar o caso. Moradores reclamam de descaso da companhia em resolver a situação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Como funcionam os laudos ART e RRT?

O segundo caso diz respeito à uma mulher que morreu após um bloco de concreto desprender de passarela em Teófilo Otoni, MG. Um laudo apurou que a infraestrutura cedeu devido a infiltração de água. Duas famílias vizinhas foram acolhidas, e a Copasa fará perícia para apurar responsabilidade da empresa.

laudo técnico
Imagem reprodução Compdec Teófilo Otoni via CNN Brasil

Imagine a seguinte situação: você decidiu contratar um engenheiro civil para realizar uma reforma em sua casa. Como já explicamos aqui, no Engenharia 360 é necessário emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que declara que a obra será acompanhada por um responsável habilitado, que será responsabilizado por quaisquer incidentes que ocorram durante a execução da mesma.

A ART, por sua vez, está diretamente vinculada a outro documento crucial, o Laudo Técnico. O Laudo Técnico deve conter, além do número da ART, detalhes dos serviços a serem realizados e o modo como serão executados para garantir a segurança do imóvel. O profissional deve se comprometer a realizar apenas o que está descrito nos serviços a serem executados, nada mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Atualmente, empreendimentos imobiliários lançados no mercado devem possuir um Laudo Técnico desenvolvido pelas construtoras, que estabelece diretrizes para garantir a segurança estrutural dos imóveis. Esse mesmo princípio se aplica a diversos serviços realizados por profissionais e empresas de outros setores. No campo das engenharias, existem diversos tipos de laudos técnicos, cada um com sua especificidade.

Laudo Técnico
Imagem de Drazen Zigic em Freepik

Explicando melhor o que é Laudo Técnico em Engenharia

Para esclarecer melhor o conceito de Laudo Técnico em Engenharia, trata-se de um relatório elaborado por um especialista que faz um diagnóstico geral do serviço em questão. Esse documento pode conter uma análise criteriosa, como perícias, exames, vistorias e avaliações, e também conclusões do profissional técnico, como um perito indicado por autoridade, sobre valores, direitos e empreendimentos, resultado de uma investigação e até mesmo possíveis soluções, sempre respeitando o escopo do profissional e a finalidade do laudo, em conformidade com a ABNT NBR 13752/1996.

Veja Também:

Perito Judicial de Engenharia: o que é e o que faz?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Saiba como funciona o serviço de perícias técnicas em Arquitetura e Engenharia Civil

Importância do Laudo Técnico em Engenharia

A importância do Laudo Técnico em Engenharia é inegável, pois é essencial para a execução de diversos trabalhos nessa área. Como mencionado anteriormente, ele desempenha um papel fundamental na garantia da segurança das obras e na prevenção de tragédias. Esse documento reúne os detalhes mais minuciosos sobre o estado das estruturas, permitindo prevenir problemas futuros, como desabamentos em condomínios e outras falhas estruturais.

Investir nesse registro é uma maneira de aumentar a credibilidade dos profissionais e empresas perante o mercado, já que o Laudo Técnico possibilita a identificação de problemas em sua origem, permitindo a tomada de decisões corretas no momento adequado. Além disso, os proprietários podem avaliar melhor as condições de seus imóveis com base no laudo.

Vale ressaltar que, em muitos casos, seguradoras solicitam laudos técnicos para a elaboração de contratos de serviços, pois o valor da apólice pode variar de acordo com as especificações de um parecer técnico confiável.

laudo técnico
Imagem reproduzida de Engemeco

Tipos de Laudos Técnicos em Engenharia

No âmbito da Engenharia, existem diversos tipos de Laudos Técnicos, cada um relacionado a uma etapa específica do serviço. Por exemplo, na construção civil, podem ser elaborados laudos de Arquitetura, de Engenharia Civil (para construção ou reforma) e de avaliação de imóveis (corretagem, vendas ou locações), entre outros.

Laudo Técnico
Imagem de peoplecreations em Freepik

É importante lembrar novamente que apenas profissionais capacitados estão habilitados a elaborar Laudos Técnicos, e cada área de atuação requer um especialista diferente. A confiabilidade desses documentos é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados na área da Engenharia.

Veja Também:


Fontes: CEO Condomínio em Ordem, Melhor Taxa.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo