Engenharia 360

Como funciona o Laudo Técnico assinado pelos engenheiros?

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/05/2022 3 min

Como funciona o Laudo Técnico assinado pelos engenheiros?

por Redação 360 | 19/05/2022

Vamos considerar a seguinte situação: você decidiu contratar um engenheiro civil para realizar uma reforma na sua casa. Como bem sabe, pois já explicamos aqui, no Engenharia 360, será preciso emitir uma ART, o documento de declaração de que a obra será acompanhada por um responsável habilitado, que será responsabilizado por todo e qualquer incidente que ocorra na execução da mesma. Pois justamente a ART dá garantia a outro documento, o Laudo Técnico. Nele deve constar, além do número da ART, detalhamento dos serviços a serem realizados e como realizá-los, para segurança do imóvel. A saber, esse laudo deve ser assinado num item especial da ART, que afirma que o profissional tem ciência e se compromete a executar tão somente o que é descrito nos serviços a serem executados, nada mais!

Na verdade, todos os empreendimentos imobiliários que vemos sendo lançados no mercado tem um Laudo Técnico desenvolvido pelas construtoras, traçando um parecer sobre as etapas a serem seguidas com o objetivo de garantir toda a segurança necessária sobre a parte estrutural dos imóveis. Assim também acontece com outros serviços feitos por profissionais e empresas de outros setores. Aliás, dentro do campo das engenharias há diversos tipos de laudos técnicos. Saiba mais sobre isso no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laudo técnico
Imagem reproduzida de Engemeco

Explicando melhor o que é Laudo Técnico

Laudo Técnico é um relatório montado por um especialista. Ele serve para fazer um diagnóstico geral de todo o serviço. O documento pode apresentar um diagnóstico, uma análise criteriosa – de perícias, exames, vistorias e avaliações – ou conclusão do profissional técnico, como um perito indicado por autoridade, sobre o valor de coisas, direitos e empreendimentos, o resultado de uma investigação, e até apontar possíveis soluções – claro que sempre respeitando o escopo do próprio técnico e a delimitação da finalidade. Isto tudo consta na ABNT NBR 13752/1996!

Importância

O Laudo Técnico é essencial para a execução de vários trabalhos de Engenharia. Como dito antes, ele pode garantir a segurança das obras e evitar possivelmente tragédias. É um documento que reúne os detalhes mais minuciosos sobre o estado das coisas, como a infraestrutura de um condomínio, por exemplo, prevenindo muitos problemas futuros, como desabamentos.

Investir nesse registro deve dar maior credibilidade para os profissionais e empresas frente ao mercado. Pois se com o laudo identificamos problemas na raiz, conseguimos tomar as devidas decisões corretas no período certo. Com esse documento em mãos, os proprietários também podem avaliar melhor as condições daquilo que possuem. Inclusive, vale ressaltar que, em muitos casos, os laudos são solicitados por seguradoras para gerar contratos de serviços, já que o valor da apólice varia conforme as especificações de um parecer técnico confiável.

laudo técnico
Imagem reproduzida de Engemeco

Tipos

Cada etapa de um serviço pode exigir a criação de um documento diferente de Laudo Técnico. Por exemplo, no caso da construção civil, deve haver um laudo de Arquitetura, de Engenharia Civil – construção ou reforma -, de avaliação de imóveis – corretagem, para vendas ou locações -, e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

laudo técnico
Imagem reproduzida de Assemet

Lembrando mais uma vez de que só pode elaborar Laudo Técnico profissionais capacitados, e cada área necessita de um especialista diferente!


Veja Também:


Fontes: CEO Condomínio em Ordem, Melhor Taxa.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.