Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


O que é a MÚTUA e qual sua função? | 360 Explica

por Redação 360 | 16/06/2021

Com o mercado instável, as pessoas se perguntam qual o futuro dos institutos de previdência e saúde - mais um motivo para conhecer a Mútua!

Recentemente, o Engenharia 360 citou como funciona a relação entre CONFEA/CREA. Mas, hoje, vamos comentar sobre um braço social deste sistema que é a Mútua.

Antes de maiores explicações, devemos lembrar o quanto os profissionais devem se preocupar com o seu futuro como aposentado. Diante de tantas crises que o país enfrenta, os brasileiros precisam pensar duas vezes entre confiar apenas no INSS ou investir em uma previdência complementar. Além disso, existe a preocupação de não depender apenas do SUS para seus tratamentos de saúde, fazendo um convênio privado também. Por fim, tem aqueles que ainda correm atrás para auxílio construção de casa e mais. E a Mútua pode ajudar os engenheiros neste sentido!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CONFEA CREA
Imagem extraída de Crea-PR

O que é Mútua?

A Mútua nada mais é do que uma Caixa de Assistência dos Profissionais afiliados aos CREAs. Uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.

Qual o objetivo de trabalho da Mútua?

O objetivo do sistema Mútua do CREA é oferecer planos aos associados para benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro. Eis os seus princípios e valores:

  • Ética;
  • Integridade;
  • Transparência;
  • Inovação;
  • Sustentabilidade;
  • Valorização pessoal e profissional;
  • Inclusão social;
  • Mutualismo;
  • Equidade de gênero e raça.

A Mútua também tenta investir hoje em cursos complementares a distância – como de empreendedorismo e gestão – para a sua Universidade Mútua. Os mesmos são oferecidos gratuitamente aos sócios contribuintes. E também está em análise a proposta de benefício de bolsas de estudo para alunos carentes que queiram fazer os cursos da área do CREA.

CONFEA CREA
Encontro rencontro de TI do Sistema Confea/Crea e Mútua em 2019 – Imagem extraída de CNP

Mas a Mútua se destaca mesmo pela sua luta pelo desenvolvimento da engenharia brasileira, se envolvendo em programas duradouros, que pretendem dar resultados para os próximos dez, 15, 20 anos ou mais. A ideia é contribuir de algum modo para o crescimento econômico e empregos especialmente em engenharia civil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ou seja, o sistema pode ter um papel fundamental e ativo para muitas mudanças positivas em nosso país!

Quem pode se associar à Mútua?

Todos os profissionais com registro no CREA, e em dia com o seu regimento, podem fazer parte da Mútua. Para isto, basta o profissional preencher um cadastro on-line. Por lá, ele pode escolher entre ser ou não ‘sócio contribuinte’. Depois disso, seu boleto para anuidade será encaminhado para o endereço selecionado no cadastro.

Quais são os benefícios oferecidos pela Mútua aos seus sócios?

Na verdade, a lista de benefícios oferecidos pela Mútua é bem diversa. Por exemplo:

  • empréstimos,
  • previdência privada, e
  • seguros e planos de saúde.

A saber, a Lei 6.496/1977, que criou a Mútua, também criou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). E, conforme os CREAs, a cada uma ART recolhida, 20% vai para a Mútua que, assim, pode transformar esse recurso em benefícios!


Fontes: Sindicato dos Engenheiros de SP, Confea, Mutua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.