Engenharia 360

Engenheiros do CREA-SP desenvolvem projetos que que ajudam a transformar a sociedade

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/01/2024 4 min
Imagem de DilokaStudio em Freepik

Engenheiros do CREA-SP desenvolvem projetos que que ajudam a transformar a sociedade

por Redação 360 | 26/01/2024
Imagem de DilokaStudio em Freepik
Engenharia 360

A tecnologia tem o poder de transformar a sociedade, trazendo soluções práticas para o dia a dia das pessoas. De olho nesse movimento, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) oferece, desde 2019, uma pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias, realizada em parceria com instituições renomadas.

CREA-SP
Imagem logo CREA-SP reproduzido via Barretos News

O programa tem como objetivo promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica na área das engenharias, incentivando a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde o início até agora já foram criadas e avaliadas mais de 350 startups, envolvendo quase dois mil engenheiros em equipes multidisciplinares de engenharia, unindo diferentes olhares para a construção dos projetos. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Prêmio CREA-SP de Tecnologia

Em 2023, o CREA-SP premiou as melhores ideias apresentadas nos trabalhos de conclusão do curso (TCC), usando critérios como competitividade no mercado, possibilidade de replicação em diferentes locais e obediência aos princípios de sustentabilidade ambiental. As cinco melhores ideias foram:

1. Waker

Um dos projetos destacados foi o Waker, vencedor do Prêmio Equipe CREA-SP de Tecnologia. Este aplicativo utiliza Inteligência Artificial (IA) e a câmera frontal do celular para monitorar sinais de sonolência ou cansaço do motorista. Ao identificar tais sinais, emite um alerta sonoro, contribuindo para a prevenção de acidentes de trânsito.

2. Recicla Já Ambiental

O Recicla Já Ambiental propõe uma plataforma digital que conecta fabricantes e distribuidores de eletroeletrônicos, facilitando a logística reversa desses produtos. Isso é essencial, considerando o crescente volume de lixo eletrônico no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. TechSaúde

Em terceiro lugar, o TechSaúde apresenta um dispositivo para monitorar a saúde de idosos. Utilizando sensores no ambiente e um dispositivo vestível com inteligência artificial, o sistema coleta e avalia informações, alertando familiares e agentes de saúde sobre possíveis anomalias.

4. My Pet

O My Pet é um dispositivo vestível conectado a um assistente virtual, garantindo a rotina de cuidados com animais de estimação na ausência dos tutores. Essa solução inovadora atende a uma demanda significativa em um mercado pet que movimenta bilhões.

5. O Apontador de Obras Públicas

O Apontador de Obras Públicas é um aplicativo que cria um canal digital entre a população e órgãos governamentais. Permite aos cidadãos indicarem locais que necessitam de tecnologia assistiva, gerando dados de qualidade para projetos públicos e promovendo transparência nos processos.

Observação: O critério de avaliação considerou a competitividade no mercado, a possibilidade de replicação em diferentes locais e a aderência aos princípios de sustentabilidade ambiental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Impacto positivo das ações CREA-SP na sociedade

CREA-SP
Imagem de Freepik

As soluções desenvolvidas pelas startups do CREA-SP têm o potencial de impactar positivamente a vida das pessoas, trazendo benefícios para diversos setores, como saúde (como cuidados com a saúde de idosos e animais de estimação), meio ambiente, segurança e mobilidade urbana.

O geólogo Sebastião Gomes de Carvalho, coordenador do Comitê Multidisciplinar do curso, destaca que esses ecossistemas inovadores são verdadeiros celeiros para a criação de soluções que atendam às necessidades de transformação da sociedade.

Sobre o CREA-SP, ele desempenha um papel fundamental na promoção, fiscalização e aprimoramento das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. Com quase um século de atuação, é uma instituição de referência, presente em todos os municípios do estado e contando com centenas de milhares de profissionais e empresas registradas.

Mais informações sobre o CREA-SP Capacita

A pós-graduação, realizada em parceria com instituições renomadas, tem proporcionado um ambiente propício para a criação de soluções que atendam às necessidades de transformação da sociedade.

Além da pós-graduação, o CREA-SP Capacita oferece cursos e workshops gratuitos ou a condições especiais para profissionais da área tecnológica, colaboradores do Conselho e sociedade civil interessada. As atividades acontecem em três formatos: 100% on-line, com transmissão via TV CREA-SP; híbrido; ou 100% presencial. Até novembro de 2023, já haviam sido geradas mais de 280 horas de conteúdo no YouTube para 52,4 mil participantes.

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo