O Engenharia 360 gostaria de destacar a notícia do lançamento do primeiro estacionamento inteligente do Brasil para motorhomes, trailers e caravanas. O mesmo está localizado no município de Pomerode, em Santa Catarina. E se destaca pelo uso das soluções de tecnologia, engenharia e gestão para inovar o setor do turismo e proporcionar uma melhor experiência de viagem àqueles que buscam por aventuras de campismo e caravanismo. Continue lendo para saber mais!
Veja Também: Estações de Energia Portáteis: TUDO o Que Você Precisa Saber
O que estimulou a criação do Smart Parking em Pomerode
Pense bem nas belezas do nosso país. Temos cerca de 8 mil quilômetros só de faixa litorânea. Sendo assim, o Brasil é um destino com potencial para atividades ao ar livre. Porém, além da insegurança, a falta de infraestrutura na maioria dos campings desencoraja as pessoas. Pensando nisso, a empresa LabRetail, em colaboração com a TRV, bolou um plano para estimular o turismo sustentável em nosso território.
O conceito de estacionamento inteligente surge como uma solução para o enfrentamento desses desafios. A ideia é oferecer total independência e comodidade aos viajantes, com água, energia elétrica e segurança de forma simples, descomplicada e econômica.
Como funciona o estacionamento inteligente em Pomerode
As empresas idealizadoras do projeto investiram em tecnologia para desenvolver um sistema eletrônico para controle do uso de recursos como água e energia no estacionamento inteligente.
Sendo assim, tudo é consumido e pago conforme a demanda, promovendo mais consciência ambiental. Para isso, basta o cliente fazer um cadastro com suas informações pessoais e do veículo. Ao chegar no estacionamento, o sistema (que é autônomo e funciona 24 horas) reconhece via IA a placa do veículo e a reserva, liberando o acesso - quer dizer, sem a necessidade de funcionário no local.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
"Inteligência Artificial para o reconhecimento da placa, conexão de internet e transmissão de dados via Wi-Fi para validação em tempo real nos servidores em nuvem.",
"Os medidores de fluxo de água e energia serão instalados em cada quarto de hotel, permitindo que os hóspedes acompanhem em tempo real o consumo e façam um uso responsável dos recursos naturais."
- Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail.
A saber, o protótipo do software de gestão do estacionamento inteligente demorou meses para ser desenvolvido. Além disso, no primeiro local colocado em funcionamento, em Pomerode, foi preciso obras civis, como terraplanagem, instalação de cercas, câmeras de segurança, e ligações de água e energia elétrica.
No momento, é a LabRetail a responsável pela implantação do kit de automação, sua operação e suporte técnico, ficando os donos do terreno a cargo de fornecer a infraestrutura necessária para a instalação do kit.
Veja Também: Fã de microcasa? Conheça o incrível furgão Karucan Transform
Outros exemplos de soluções de engenharia para turismo sustentável
- Eco Resorts: com sistemas de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas, para minimizar a pegada de carbono.
- Trilhas Ecológicas: com iluminação tipo LED de baixo consumo para incentivar o turismo noturno em áreas naturais.
- Plataformas de Observação Sustentáveis: feitas de materiais ecoeficientes e sistemas de energia solar para operação de telescópios.
- Hospedagens Flutuantes: com avançados sistemas de tratamento de efluentes, assegurando águas limpas e livres de poluição.
- Parques com Infraestrutura Sustentável: com banheiros e chuveiros de baixo consumo, além de sistemas de energia solar para iluminação e carregamento de dispositivos.
- Centros com Eficiência Energética: incluindo isolamento térmico, iluminação natural, climatização eficiente e painéis solares para operações diárias.
- Trilhas Virtuais: combinando trilhas interpretativas com aplicativos de realidade aumentada, proporcionando aos visitantes uma experiência educativa e imersiva.
- Passeios Marítimos: com embarcações elétricas, substituindo motores a combustão por opções elétricas, reduzindo a poluição sonora e emissões nos corpos d'água.
- Estruturas de Observação Subaquática: com alimentação por energia solar, para explorar ecossistemas marinhos sem causar danos ambientais significativos.
Essas são apenas algumas das muitas soluções de engenharia que estão sendo desenvolvidas para tornar o turismo mais sustentável. Com o aumento da conscientização sobre a importância da sustentabilidade, é provável que vejamos ainda mais inovação nesse setor nos próximos anos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Uai Turismo, O Município - Blumenau.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.