Engenharia 360

Jaguar apresenta o polêmico Type-00, carro elétrico que promete redefinir os limites do design 

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/12/2024 | Atualizado em 04/01/2025 4 min
Imagem de Jaguar reproduzida via AutoEsporte – Globo

Jaguar apresenta o polêmico Type-00, carro elétrico que promete redefinir os limites do design 

por Redação 360 | 06/12/2024 | Atualizado em 04/01/2025
Imagem de Jaguar reproduzida via AutoEsporte – Globo
Engenharia 360

A Jaguar, empresa inglesa de automóveis de luxo, lançou recentemente o seu mais novo modelo de carro, o Type-00, o que muitos consideram como um marco na história automobilística. Isso porque seu projeto conceito, cheio de detalhes e materiais inovadores, pode mudar a identidade da marca e o futuro do design, simbolizando uma nova era para a fabricante, assim como para a mobilidade elétrica. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via Quatro Rodas - Abril

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um novo capítulo para a fabricante de automóveis

O teaser do Type-00 da Jaguar foi apresentado no dia 19 de novembro de 2024, na Miami Art Week, com a afirmação de que este novo sedã de luxo seria uma homenagem aos icônicos modelos E-Type e F-Type. Aliás, o seu nome, com dois zeros, serve para enfatizar a ausência de emissões de carbono na sua engenharia. Pois justamente a Jaguar está passando por essa transição para uma linha completamente elétrica.

Logo os fãs e especialistas do setor começaram a especular na Internet se a marca realmente conseguiria, neste momento, equilibrar inovação com a preservação de sua herança. Bem, você mesmo pode tirar suas próprias conclusões ao analisar as imagens!

Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via Forbes
Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via Motor1 - UOL

Segundo a própria Jaguar, que sempre foi sinônimo de elegância e desempenho, o Type-00 deve ajudar a redefinir seu lugar no mercado, marcando uma ruptura com o passado. Já para começar, abandonou-se a imagem tradicional do felino em favor de uma identidade mais moderna.

Design que oferece uma experiência visionária

De fato, ao observar as imagens do Type-00 (nas cores Pink Miami e London Blue), podemos concluir que o novo modelo da Jaguar ultrapassa o conceito tradicional de design da marca, combinando elementos minimalistas e exuberantes como nada igual. E, segundo a empresa, muitos outros detalhes de engenharia foram projetados para surpreender o público, provocando emoções e estimulando reflexões. Um exemplo é a sua cupê (carroceria), com traços que desafiam as convenções dos veículos modernos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale destacar também mais características do Type-00, como a dianteira quadrada, com faróis de LED e uma linda grade frontal com a nova representação do felino Jaguar. As portas em estilo asa de borboleta e rodas de 23 polegadas. O interior, com materiais naturais, como travertino e latão, e telas digitais escondidas no painel para controle das funções do veículo. E a traseira, sem vidro e com uma grade horizontal que integra as lanternas e um porta-malas de abertura tipo pantográfica.

Todos esses elementos não apenas elevam o design da Jaguar, mas também refletem uma nova filosofia da marca em relação à experiência do usuário.

Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via Forbes
Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via Forbes
Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via Terra

Um detalhe a parte é a chave do carro, feita de latão que deve ser inserida no centro do console. Este ritual único serviria para convidar os usuários a desacelerar, valorizando cada momento ao volante.

O compromisso da Jaguar com o meio ambiente

Talvez a transição da Jaguar para uma linha totalmente elétrica, composta de materiais reciclados, seja uma resposta às demandas contemporâneas. Como dissemos antes, seu design elimina emissões de carbono; e a sua própria fabricação incorpora práticas sustentáveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, é um pacote de benefícios, que até consegue colocar a marca novamente na competição do segmento de ultra luxo - agora seguindo uma estratégia diferente -, mas deixando para trás seu posicionamento como premium. Não tem problema, pois o objetivo é um compromisso com um futuro mais limpo e sustentável!

Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via Forbes

O reposicionamento da marca no mercado

Pode-se dizer que a Jaguar optou por criar um nicho para si mesma, oferecendo uma nova gama de produtos que atenda melhor às expectativas dos consumidores exigentes, com direito a todas as inovações tecnológicas que ele merece.

O quatro portas Type-00 será o precursor desta linha de veículos elétricos da marca, prometendo desempenho excepcional. Seu alcance será de até 770 km e a capacidade de recarga rápida. Assim sendo, o carro se posicionará como uma opção viável para aqueles que buscam não apenas luxo, mas também funcionalidade no dia a dia. A saber, o seu lançamento está previsto apenas para 2026.

Jaguar
Imagem de Jaguar reproduzida via AutoEsporte - Globo

O primeiro passo rumo ao futuro foi dado! E ao que tudo indica, a Jaguar está pronta para enfrentar essa jornada com criatividade, coragem e uma visão clara de como deseja se posicionar nessa nova era, inclusive provando, através do design arrojado do Type-00, que os carros elétricos podem ser tão desejáveis quanto seus equivalentes à combustão.

Veja Também: Carro esportivo de luxo: teste a 100 km/h na água


Fontes: Motor 1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo