Engenharia 360

Engenheiro de Dados: Quais as Suas Funções e Vínculos com as Engenharias Tradicionais?

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/11/2023 3 min
Imagem reproduzida de cottonbro studio em Pexels

Engenheiro de Dados: Quais as Suas Funções e Vínculos com as Engenharias Tradicionais?

por Redação 360 | 24/11/2023
Imagem reproduzida de cottonbro studio em Pexels
Engenharia 360

Olhando para o mercado atual, podemos afirmar que o cenário é bastante favorável para o engenheiro de dados. Podemos resumir a atividade desse profissional em organização dos sistemas digitais que realizam o gerenciamento de dados das empresas, inclusive de engenharias tradicionais, ajudando os empreendedores na tomada de decisões estratégicas. Segundo a previsão de especialistas, a demanda por engenheiros de dados estará em alta, embora seja difícil encontrar especialistas na área. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

O papel do engenheiro de dados na estrutura digital de empresas

engenheiro de dados
Imagem reproduzida de ThisIsEngineering em Pexels

Quase todas as empresas, de qualquer setor do mercado, possuem um grande volume de dados a ser analisado, desde padrões de consumo a comportamentos de clientes, entre outros. E é a partir do resultado dessas análises que pode-se ter insights valiosos sobre em que direção guiar as empresas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para facilitar esse processo, é importante contar com o engenheiro de dados, que sabe melhor como organizar e gerenciar esses dados para coletar mais facilmente as informações necessárias. No seu currículo estão conhecimentos de aprendizado contínuo em estatística, matemática e programação.

Importante aqui não confundirmos arquiteto, cientista e engenheiro de dados, pois há uma divisão de tarefas entre eles. O primeiro lida com a gestão dos dados. O segundo, analisa e interpreta os dados. E o terceiro, o engenheiro de dados, está no meio do caminho, se valendo de tecnologias avançadas para organizar e manipular grandes volumes de dados, aplicar algoritmos complexos e desenvolver soluções inovadoras conforme uma estrutura previamente definida.

A conexão do engenheiro de dados com as engenharias tradicionais

Antes de falarmos sobre as melhores oportunidades no mercado para engenheiro de dados, vamos citar qual a relação dessa profissão com as engenharias tradicionais. Pois bem, existe uma relação íntima entre essas profissões, mesmo que à primeira vista elas pareçam distantes. Neste momento do texto, basta dizer que as engenharias tradicionais, como a Civil e a Mecânica, fundamentam-se em princípios sólidos de análise, resolução de problemas e aplicação prática de conhecimentos científicos e matemáticos.

Agora, em uma empresa comum de engenharia, a capacidade analítica do engenheiro de dados poderia fazer a diferença na busca por resolução de problemas complexos e a aplicação de conhecimentos estatísticos - algo igualmente essencial. Reforçando a mensagem: 'coletar, organizar e interpretar' é o pilar da Engenharia de Dados, necessário no direcionamento de decisões das empresas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheiro de dados
Imagem reproduzida de ThisIsEngineering em Pexels

Na prática, o engenheiro de dados pode contribuir para a transformação digital das empresas de engenharias tradicionais, otimizando processos e prevendo falhas, melhorando sua eficiência. Por exemplo, trabalhando na transformação digital da engenharia civil, sensores e dados geoespaciais são empregados para monitorar estruturas e prevenir desastres.

O caminho para se tornar um engenheiro de dados e perspectiva de salário

engenheiro de dados
Imagem reproduzida de ThisIsEngineering em Pexels

Para trabalhar como engenheiro de dados, o profissional precisa aprender antes a programar em linguagens como Python e Java. Ele também precisa, assim como citado anteriormente neste texto, ter domínio em estatística e matemática. Além disso, ter inúmeras certificações fornecidas por provedores de ferramentas de dados. Esses são os aspectos fundamentais para o sucesso nessa carreira!

Segundo dados divulgados em diversos sites de notícias, a remuneração prevista para engenheiro de dados em 2024 varia de R$ 14.400 a R$ 24.100 mensais - claro que isso vai depender de sua experiência e qualificação. Especialistas em recursos humanos garantem que os candidatos com experiência prévia comprovada em currículo tanto em grandes empresas quanto em organizações menores com grande volume de dados serão valorizados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo