Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

14/05/2013

POR Gilberto Batisti Junior 14/05/2013

  • blog da engenharia
  • Blog de Engenharia
  • Blog de Engenharia Civil
  • blog de engenharia mecanica
  • Dicas do curso de Engenharia
  • Engenharia no Brasil
  • estagiário
  • Estágio
  • Estudantes de Engenharia
  • Qual Engenharia Escolher?
  • site de engenharia civil
  • Site Engenharia

Estava lendo alguns artigos sobre estágios, e achei este muito interessante. É uma entrevista da Rádio CBN Recife, que foi ao ar há algum tempo, com Marcos Alencar, consultor trabalhista, e que dá dicas muito importantes para quem busca um estágio, não somente no ramo da engenharia.

programa-de-estagio

“TEMA: O ESTAGIÁRIO IDEAL

1 MN – No trabalhismo em debate de hoje, vamos esclarecer sobre qual o estagiário ideal que o mercado de trabalho deseja. Do outro lado da linha vamos conversar com MARCOS ALENCAR, que é especialista no ramo do direito do trabalho. 
2 MN – Bom Dia Marcos Alencar!
MA – Bom dia Mário!
3 MN – Realmente existe esse perfil de “estagiário ideal” esperado pelo mercado?
MA – Mário, não só existe esse perfil que podemos sim denominar de “estagiário ideal” como também é preciso que se diga que o estagiário de hoje é o empregado do amanhã. Se ele se destaca bem no estágio demonstrando responsabilidade, competência e profissionalismo, sem dúvida que terá espaço no competitivo mercado de trabalho.
4 MN – E o que o estagiário deve fazer para alcançar esse perfil de estagiário ideal?
MA – A resposta é longa, mas vamos lá. Primeiro ele precisa saber o que quer da vida profissionalmente falando. Tem que responder a essa simples mas decisiva pergunta, o que eu vou ser? Engenheiro, Médico, advogado, funcionário público?? E mais, se Engenheiro, por exemplo, qual será a minha especialidade, construção civil? Obra em prédios, estradas?? Tendo essa resposta em mãos, ele deve partir na busca do estágio ideal para esse fim escolhido. Segundo, conseguido o estágio ele deve passar a agir como a pessoa mais interessada incorporando que a remuneração verdadeiramente recebida é o conhecimento que está tendo, a experiência que está sendo repassada, por um custo baixíssimo. O estagiário deve considerar o dinheiro que recebe, mas isso não é o mais importante, o mais importante é o que está aprendendo, o relacionamento, a experiência profissional. Deve se dedicar com total, disciplina, pontualidade, assiduidade, responsabilidade, estar sempre localizável, disponível, e estudar o que está fazendo.


::Leia também: A Doença “Engenharia”::


5 MN – Quais os pontos mais importantes que um estagiário recém-contratado deve observar?
MA – Ótima pergunta. Objetivamente, o estagiário deve ser : Pontual e assíduo, cumprir horário religiosamente e nunca faltar ao estágio, principalmente nos dias imprensados, nas segundas-feiras; Organizado e disciplinado, o estagiário deve manter uma conduta organizada, estar sempre anotando as suas obrigações e tarefas, para jamais esquecê-las, agir com  máxima disciplina, dando exemplo no cumprimento das regras da empresa (mesmo que seja verbal a regra); Ser ordeiro, evitar postura contra as diretrizes da empresa, pode até divergir, mas deve ter cautela nas idéias que apresenta; Aprendizado, deve aprender tudo, a forma melhor de fazer uma cópia num documento, até protocolar um ofício, fazer um email, tudo deve ser visto como aprendizado; Linguagem, usar do jargão profissional, sem excesso, evitar gírias (isso desvaloriza a sua postura); Limpeza, ter a mesa limpa, os trabalhos limpos, demonstrar isso é agregar valor profissional; Ser uma pessoa de fácil localização e acesso, dar notícia do que está fazendo e aonde está; Disponibilidade, procurar mais serviços e responsabilidades.
estagio
6 MN – E o que um estagiário não deve fazer?
MA – Primeiro, se portar como um simples estagiário, sem identidade profissional, sem comprometimento com a empresa; Segundo, se esquivar dos serviços, alegando sempre desconhecimento e falta de tempo e de experiência; Terceiro, chegar atrasado, faltar, mesmo que justificadamente, isso pega mal, as chefias sempre dizem “mal começou na vida profissional já está desse jeito”; Quarto, se esconder! Isso acontece muito, é designado para fazer uma tarefa e some; Quinto, nunca se mostrar disponível, pretendendo aprender.
7 MN –  Quais os setores mais carentes de estagiários?  
MA – Pelo que vejo aqui na nossa região, a área jurídica apesar da quantidade de alunos de direito, ainda tem uma carência, há vagas; O ramo da construção civil e área de segurança do trabalho também, principalmente de estagiários comprometidos, que querem seguir a profissão, porque muitos buscam o estágio, para receber o dinheiro e com ele custear parte ou totalmente a faculdade, mas na realidade a intenção é outra, fazer um concurso, etc.. e não se interessa pelo estágio.
8 MN – E quem quer fazer concurso, deve estagiar onde?
MA – Excelente pergunta, porque existem vários órgãos públicos abrindo vagas, a exemplo das procuradorias, da justiça federal, são várias as chances. As pessoas interessadas devem buscar nos próprios órgãos ou perante IEL e ciee que são agentes de estágios sérios. Imagine um futuro procurador que estagiou numa procuradoria?
9 MN – E de todos os pontos antes citados no perfil, qual o mais importante?
MA – Mário, eu leio o mercado da seguinte forma: Ele prefere um burro trabalhador do que um cientista preguiçoso, descomprometido. Então, o comprometimento, que se traduz basicamente na questão da disciplina, entenda-se pontualidade e da assiduidade e do interesse, é o principal ponto desse perfil de sucesso.
10 MN – Na sua época de estágio, que dificuldades você enfrentou e que imagina tenha a ver com o momento atual?
MA – Mário, eu estagiei sozinho, saía da faculdade e todos os dias ia para Justiça. Eu sabia o que queria ser, isso me facilitou muito, porque toda a estrada que trilhei e ainda trilho, segue uma mesma direção. Mas o mais difícil para mim, era ter a persistência, entusiasmo e não desistir. Há dias em que acordamos, principalmente nessa fase de estágio e de início de carreira, e nos sentimos inseguros se estamos no caminho certo. Essa confiança é que vai separar quem atinge os seus objetivos e quem desiste no menor obstáculo. O estagiário tem que ser muito persistente, lutar pelos seus objetivos e pensar no longo prazo, seguindo a sua vocação, o dinheiro no bolso é uma consequência.”

blog da engenharia
Blog de Engenharia
Blog de Engenharia Civil
blog de engenharia mecanica
Dicas do curso de Engenharia
Engenharia no Brasil
estagiário
Estágio
Estudantes de Engenharia
Qual Engenharia Escolher?
site de engenharia civil
Site Engenharia

Gilberto Batisti Junior

mais
Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
6 motivos para você conhecer o SOLIDWORKS World 2019
6 coisas que estudantes de engenharia podem fazer para aproveitar as férias
Lista de aplicativos para engenharia de Dezembro! Confira!
Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
10 árvores de Natal feitas (certamente) por engenheiros(as)
7 filmes (não natalinos) para ver na Netflix no final de ano
7 coisas que engenheiros/estudantes de engenharia passam no Natal em família
O projeto de Pontes em Concreto
HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?
BDE Explica: O que é cota de arrasamento?
Bioengenharia: conheça o rim artificial que promete substituir a hemodiálise
Startup fundada por brasileiro cria nanosatélite que promete soluções para a agricultura
Terminei a faculdade, e agora?
BDE Review: Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros
Como a Samsung DeX e o Galaxy S9 mudaram completamente o dia a dia de um engenheiro
Brasil perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento
Testamos o novo Motorola One. Confira nossa opinião!
Aplicativos para Engenharia: Confira nossa lista de Novembro!
Testamos a nova e incrível Xiaomi Mi Band 3, a pulseira inteligente chinesa
Descubra como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG

Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Escolha a engenharia do seu interesse