Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

De estagiário a CEO: como se preparar para se tornar um futuro líder

por Fabio Doom | 02/02/2016
Copiado!

Liderança pode significar muitas coisas, desde o papel de ter uma equipe à sua alçada, um cargo de responsabilidade, uma oportunidade de mudança de vida… Muitos especialistas dizem que um líder é moldado no paralelo de seus objetivos com os da empresa.
Muitas companhias estão carentes de talentos, o que é um fato preocupante, já que é melhor formar um profissional – de estagiário a CEO – do que contratar alguém de fora para gerenciar um setor ou preencher um cargo de confiança.
lider-blog-da-engenharia
Quem começa a trabalhar desde cedo em determinado local já tem o ‘feeling’ do trabalho que é executado, e com o tempo passa a conhecer todas as atividades e crescer junto com a empresa, dependendo de sua vontade e de suas metas.
Então, o que fazer para se tornar um líder? Como pensar em, após terminar a faculdade e iniciar um estágio, se preparar corretamente e aproveitar as oportunidades na hora certa? E como dar conta de uma função e saber lidar com momentos de pressão?
Algumas atitudes ajudam a tornar um novo funcionário em um gestor futuro. Há diversos casos em que uma promoção acontece em pouco tempo.  O BDE mostra algumas características essenciais para se tornar um líder!

+ Qualificação e criatividade

Um grande profissional nunca para de se qualificar. Desde a faculdade, seja com pequenas leituras cotidianas ou cursos de capacitação (muitos oferecidos por órgãos específicos da área e pela própria empresa), vale tudo para se manter informado sobre o mercado e o campo de atuação. A criatividade também é algo bem visto em muitos lugares. Lembre-se que a empresa precisa de solução para seus problemas.

+ Interesse e iniciativa

Ser interessado e estar a par das atividades são as primeiras atitudes que destacam um bom profissional. Isso mostra o quanto à pessoa está engajada no trabalho e tem vontade de crescer. Basta ter visão, orientação e saber agir na hora certa.

+ Relacionamento

Saber se relacionar com a equipe de trabalho é primordial para crescer na empresa. Ter contatos e passar suas ideias e conhecimentos adiante torna o profissional confiável e bem relacionado com muitas pessoas, inclusive de outros setores. Já com o chefe, seja cordial, e não puxa saco. Tenha bom senso ao fazer seu trabalho e nunca misture fatores pessoais com profissionais.
liderança-equipe-blog-da-engenharia

+ Autoconfiança

Ninguém deve acreditar em você mais do que você mesmo. Tenha ambição e pretensão de alcançar novas metas, mas antes de tudo busque tomar as decisões certas, arriscando e buscando sempre novas formas de solucionar problemas. Seja sempre humilde, nunca ache que só por ter um cargo elevado na empresa você sabe tudo.

+ Controle

Um bom líder precisa manter o controle para lidar com diversas situações. Não basta deixar tudo nas mãos da equipe, é preciso estar a par de todos os processos e criar métodos para boas resoluções.

+ Adaptação

Mudanças acontecem sempre. É preciso estar sempre aberto ao novo, tanto para conseguir executar um trabalho de qualidade quanto para dar segurança à equipe. Um líder nunca deixa de aprender!
 

Copiado!

Comentários