Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O aplicativo desenvolvido para substituir o uso de chaves

por Engenharia Depressão | 07/03/2016
Copiado!

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um sistema que promete permitir a abertura de portas, portões e outros locais de passagem sem a utilização de chaves. A ideia é utilizar um aplicativo no smartphone, bastando aproximar o aparelho da porta em que já estará instalado um dispositivo que permitirá a abertura para a entrada no recinto.
magikey-blog-da-engenharia

O projeto é formado por três componentes: além do aplicativo no celular, denominado “Magikey”, e do dispositivo instalado na porta, há também um software na nuvem com um banco de dados. A comunicação entre o smartphone e o dispositivo é permitida através de duas possibilidades, a primeira através de uma tecnologia de comunicação sem fio entre objetos com pouca distância entre si, a chamada Near Field Communication (NFC), que em uma tradução livre significa “comunicação de campo próximo”, e a segunda possibilidade é a comunicação através do Bluetooth.
Outra atribuição deste projeto é permitir o controle de acesso e até mesmo o horário e a duração do acesso dos visitantes, seja em uma residência ou escritório. A comunicação é estabelecida mesmo que o usuário não tenha, inicialmente, o aplicativo instalado, pois é encaminhada uma mensagem no smartphone solicitando o cadastramento.
portas-blog-da-engenharia
O projeto é reflexo de um período em que as novas tecnologias, cada vez mais avançadas, acabam auxiliando na substituição de elementos, como as simples chaves, por objetos inteligentes. E pensando em segurança, a ideia leva a um controle de acesso ainda mais avançado e eficiente, em que apenas mediante autorização é liberado o acesso pelo anfitrião.
O aplicativo é compatível com os sistemas operacionais iOS e Android. Inserido no projeto “Airkey: controle de acesso social utilizando dispositivos móveis” do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, o Pipe, a previsão é de que o aplicativo seja lançado comercialmente em julho.
Imagens: Magikey
Referências: Agência Fapesp, Infowester
 
 

Copiado!

Comentários