Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Novo pneu a ‘prova de balas’ não usa ar

Imagem padrão usuário
por Kauê Francischelli
| 25/04/2014 2 min

Novo pneu a ‘prova de balas’ não usa ar

por Kauê Francischelli | 25/04/2014
Copiado!

Se você já teve que trocar o pneu do carro embaixo de chuva forte, certamente sonhou com o pneu perfeito: aquele que nunca fura. O problema é a obrigatoriedade do pneu estar cheio de ar para rodar.
A palavra ‘pneumático’ é relativa ao ar. Se um pneu não usa ar para sustentar o veículo talvez precise de um outro nome. Esse é exatamente o caso do novo pneu não-pneumático criado pela Universidade de Winconsin-Madison, dos EUA. A roda é uma superfície de borracha sustentada por uma estrutura em formato de colméia de abelhas feita de polímeros.

O novo pneu, que foi instalado em um Humvee militar à prova de bombas, resiste à explosões e ainda permite escapar a 80km/h.
O exército dos EUA queria uma alternativa aos pneus atuais que deixam muitos soldados na mão durante um ataque. E por mais que o veículo tenha todo tipo de blindagem, de pouco adianta se ele não pode rodar quando está sob fogo pesado.
De acordo com os cientistas o design da mão natureza é o mais eficaz. O pneu com estrutura sextavada é o que melhor simula a “maciez” dos pneu pneumáticos. Esta geometria também é a que melhor reduz o aquecimento e o barulho, um problema comum em outros modelos de pneus não-pneumáticos.
Os custos do novo pneu serão os mesmos ou ainda menores do que dos pneus tradicionais e eles serão vendidos à partir de 2011. Parece não haver razão para que um dia eles venham substituir os pneus cheios de ar (e inconvenientes) dos nossos próprios veículos.
Fonte: CNET

Copiado!
Imagem padrão usuário

Kauê Francischelli

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários