O que é uma festa sem cores vibrantes e muito brilho, não é mesmo? A maioria das decorações e maquiagens comemorativas levam glitter. Porém, esse material é feito de microplásticos que representam um sério risco ambiental. E se houvesse uma opção melhor, mais ecológica? Que tal um glitter vegano?
Entenda, as pequenas partículas de plástico já podem ser encontradas hoje em praticamente todos os lugares, inclusive, no fundo dos oceanos. Elas acabam com a vida marinha e afetam a saúde humana. A previsão é de que até 2040 haverá 10 milhões de toneladas de microplásticos no ambiente global. Não é desesperador?
Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, entenderam a urgência de se encontrar uma alternativa sustentável para esse material convencional. Assim surgiu o glitter feito de celulose de plantas, frutas e vegetais. O Engenharia 360 apresenta mais detalhes no artigo a seguir. Confira!
O fim do glitter tradicional
Uma nova era de brilho sustentável está surgindo graças à ciência!
Tudo começou em 1908, quando o celofane foi inventado para ser usado como um envoltório transparente e biodegradável para alimentos e outros produtos. Infelizmente, ao longo dos anos, esse material foi amplamente substituído por plásticos baseados em processos petroquímicos. Esses por sua vez, sendo mais duráveis, foram adaptados a diversos usos. Agora os cientistas de Cambridge propõem trazer o celofane de volta para contornar o problema dos plásticos descartáveis.
A equipe liderada pela professora Silvia Vignolini, do Departamento de Química da universidade, conseguiu criar em laboratório um novo tipo de glitter vegano biodegradável e muito menos prejudicial ao meio ambiente. Essa inovação poderia transformar a maneira como celebramos e protegemos nosso planeta!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O processo de produção do glitter vegano
Ao contrário do glitter tradicional, o novo glitter seria feito a partir de nanocristais de celulose, ou seja, de um material natural encontrado nas paredes celulares de plantas, frutas e vegetais. Seu processo de produção é bem mais sustentável, a partir de fontes renováveis, utilizando menos energia e com menor pegada ecológica. Ele envolve a fabricação de grandes folhas de celulose que são moídas em partículas minúsculas, sem uso de pigmentação tóxica ou uso de materiais não sustentáveis. Não é perfeito?
A saber, o produto final é seguro para o meio ambiente e para as crianças, permitindo que ele seja utilizado em projetos de artesanato sem preocupações.
Veja Também: Glitter e microplástico em ostras: Seguros para consumo?
Os benefícios ambientais e práticos do novo glitter
O novo glitter desenvolvido pelos cientistas da Universidade de Cambridge, ao contrário dos microlásticos que poluem águas e solos, poderiam se decompor naturalmente em 30 dias sem deixar resíduos prejudiciais e até ser ingerido por animais marinhos, sem problemas. Isso o torna uma escolha ideal para diversas aplicações, incluindo para cosméticos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O glitter vegano é um material mais alinhado às novas tendências - que indicam uma mudança dos consumidores e fabricantes, que realizam escolhas mais conscientes e optam por produtos mais sustentáveis. Porém, a professora Vignolini observa que, embora ele seja feito de celulose, ainda pode ser bem "chato" de limpar quanto o glitter convencional. O importante é que sua aplicação prejudica menos a natureza!
O futuro do glitter: Brilho sustentável para todos
É claro que a indústria precisará se adaptar para incorporar esses novos materiais, como o glitter vegano e biodegradável, na sua linha de produção. Além disso, é essencial que a educação sobre a importância da sustentabilidade continue a ser uma prioridade, para que mais pessoas possam fazer escolhas informadas sobre os produtos que utilizam. Por exemplo, na próxima festa que você quiser brilhar, pense bem no impacto das suas escolhas no meio ambiente!
Nosso compromisso aqui, no Engenharia 360, é provar que é possível combinar inovação e responsabilidade ambiental. Os engenheiros devem continuar explorando alternativas para promover um planeta mais saudável e limpo.
Que o lançamento deste novo glitter sirva como um catalisador para mudanças positivas no mercado. Junte-se a nós na proteção do nosso planeta! Compartilhe este artigo com o maior número possível de amigos!
Fontes: World Economic Forum, Good Good Good.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.