Engenharia 360

Modernização das vias: o impacto do novo asfalto no trânsito brasileiro em 2023

Engenharia 360
por Redação 360
| 13/01/2023 | Atualizado em 16/01/2023 2 min

Modernização das vias: o impacto do novo asfalto no trânsito brasileiro em 2023

por Redação 360 | 13/01/2023 | Atualizado em 16/01/2023
Engenharia 360

Um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade brasileira é com relação às condições das principais vias e rodovias em todo território. A dificuldade de execução e manutenção do asfalto dessas faixas de rolamento é imensa. E os estragos deixados para trás acabam prejudicando os bens veiculares da maioria dos cidadãos, preocupando também as fabricantes de carros, motos e caminhões, que vêem trabalhando para aumentar a eficiência e sustentabilidade de seus modelos.

Mas agora, em 2023, temos uma boa notícia! A Petrobras anuncia um novo asfalto que será usado a partir deste ano nas ruas brasileiras. Saiba mais no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia de vias - no asfalto CapPro
Imagem reproduzida de Fatos Desconhecidos

O novo asfalto apresentado pela Petrobras

CapPro, assim é chamado o novo asfalto apresentado através do protfólio 2023 da Petrobras. Sua criação vem sendo comemorada! Atualmente, a aplicação do asfalto só pode acontecer em altas temperaturas. Mas em outras épocas do ano, principalmente em regiões mais ao sul, com invernos de temperaturas mais baixas, este processo é extremamente desafiante. Já com este novo material, amplia-se as possibilidades, inclusive com a aplicação em dias de temperaturas significativamente menores.

engenharia de vias - no asfalto CapPro
Imagem reproduzida de UOL

Veja Também:

São vantagens apresentadas pelo novo asfalto CapPro:

  • Se aplicado com menores temperaturas, deve emitir menos vapores químicos de efeito estufa na atmosfera – algo em torno de 65% menos -, atendendo as novas metas ambientes, normas e agenda de programas importantes, como o Rota 2030.
  • Tem um curso reduzido.
  • E pode ser mais reciclado, sem a necessidade de modificação na sua reaplicação futura.

Novo recapeamento de ruas

Então, desde janeiro, todo asfalto velho substituído será substituído pelo CapPRO. São Paulo, por exemplo, lançou recentemente, por meio por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), em Decreto nº 61.417, o início de um novo programa de recapeamento de vias da capital. O plano é, até 2024, fazer a manutenção de cerca de 20 milhões de m² através de processos de recapeamento , micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido. E nisso tudo será usado o novo asfalto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a prefeitura de São Paulo, os critérios que devem ser adotados para escolha das vias prioritárias são:

  • volume de tráfego
  • estado de deterioração do pavimento existente;
  • demanda de transporte coletivo sobre pneus;
  • histórico de operação de conservação de pavimentos viários;
  • além de outras demandas da própria comunidade.

Fontes: UOL.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo