Um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade brasileira é com relação às condições das principais vias e rodovias em todo território. A dificuldade de execução e manutenção do asfalto dessas faixas de rolamento é imensa. E os estragos deixados para trás acabam prejudicando os bens veiculares da maioria dos cidadãos, preocupando também as fabricantes de carros, motos e caminhões, que vêem trabalhando para aumentar a eficiência e sustentabilidade de seus modelos.
Mas em 2023, tivemos uma boa notícia! A Petrobras anunciou um novo asfalto que será usado a partir deste ano nas ruas brasileiras. Saiba mais no texto a seguir!
O novo asfalto apresentado pela Petrobras
CapPro, assim é chamado o novo asfalto apresentado através do protfólio 2023 da Petrobras. Sua criação vem sendo comemorada! Atualmente, a aplicação do asfalto só pode acontecer em altas temperaturas. Mas em outras épocas do ano, principalmente em regiões mais ao sul, com invernos de temperaturas mais baixas, este processo é extremamente desafiante. Já com este novo material, amplia-se as possibilidades, inclusive com a aplicação em dias de temperaturas significativamente menores.
Veja Também:
- Ondulações no asfalto: mestre de obras aposentado inspira com seu TCC em Engenharia Civil
- O que é o tal ‘asfalto morno’ que algumas cidades brasileiras usam nas vias públicas?
São vantagens apresentadas pelo novo asfalto CapPro:
- Se aplicado com menores temperaturas, deve emitir menos vapores químicos de efeito estufa na atmosfera - algo em torno de 65% menos -, atendendo as novas metas ambientes, normas e agenda de programas importantes, como o Rota 2030.
- Tem um curso reduzido.
- E pode ser mais reciclado, sem a necessidade de modificação na sua reaplicação futura.
Novo recapeamento de ruas
Então, desde janeiro, todo asfalto velho substituído será substituído pelo CapPRO. São Paulo, por exemplo, lançou recentemente, por meio por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), em Decreto nº 61.417, o início de um novo programa de recapeamento de vias da capital. O plano é, até 2024, fazer a manutenção de cerca de 20 milhões de m² através de processos de recapeamento , micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido. E nisso tudo será usado o novo asfalto.
LEIA MAIS
De acordo com a prefeitura de São Paulo, os critérios que devem ser adotados para escolha das vias prioritárias são:
- volume de tráfego
- estado de deterioração do pavimento existente;
- demanda de transporte coletivo sobre pneus;
- histórico de operação de conservação de pavimentos viários;
- além de outras demandas da própria comunidade.
Veja Também:
Fontes: UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@wpcms.engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.