Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Confira duas novidades surpreendentes para vacina e teste para Covid-19

por Redação 360 | 05/10/2021

Imagina saber em 5 minutos se está com Covid-19 ou nem precisar levar uma picada de agulha no braço para receber a imunização. Este será o futuro!

Faz mais de um ano que todos nós estamos enfrentando essa realidade desafiante e maluca consequência da chegada do Covid-19. Nesse tempo, passamos a entender e conviver com ações como distanciamento social, uso de equipamentos de proteção individual e mais. E esperamos ansiosos, por meses, por testes e vacinas eficientes. Agora que temos as duas coisas, aguardamos um avanço da ciência nesse assunto. Entretanto, as boas notícias já estão chegando. Confira algumas a seguir!

vacinas
Imagem reproduzida de Canaltech

Novo teste mais rápido para Covid-19

Muitas pessoas estão sendo vacinadas, hoje, contra o Covid-19. Porém, em simultâneo, o número de doentes ainda é crescente. Esse é o motivo para ainda se fazer testes em massa na população. Os testes permanecem essenciais no combate, identificação e tratamento do coronavírus. Contudo, o tempo de espera para os resultados destes exames é o que preocupa muitos médicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, uma aluna de bioengenharia da Universidade de Illinois desenvolveu um teste diferente para o Covid-19. Maha Alafeef conseguiu desenvolver um sistema de detecção do vírus que levaria apenas 5 minutos, recebendo o prêmio de Desenvolvimento de Carreira da Sociedade de Engenharia Biomédica 2020 nos Estados Unidos. E o melhor é que o método poderia ser adaptado para a detecção de muitas doenças e tipos de vírus diferentes.

teste covid
Imagem reproduzida de Observatório do Terceiro Setor

Fórmula perfeita

Maha não só recebeu um prêmio, mas, como resposta para o seu esforço, o reconhecimento na sua área de atuação. Para a criação do novo teste, a aluna usou um sensor eletroquímico de papel e que usa grafeno, pode ser controlado via Bluetooth ou Wifi – basta um micro-controlador – e consegue identificar a presença do vírus rapidamente. Além disso, ela também desenvolveu uma configuração de leitura elétrica específica, que detecta apenas o material genético do SARS-CoV-2.

teste covid
Imagem reproduzida de News Medical
teste covid
Imagem reproduzida de The Hindu Business Line

Novo tipo de vacina contra a Covid-19

Algumas pessoas choraram de emoção ao tomar a primeira dose da sua vacina contra Covid-19. Já outros – e é o meu caso – mais tremeram de medo, e foi pela ideia de receber a dose através de uma seringa. Parece cômico, mas é verdade; verdadeiros marmanjos virando o rosto de medo de ver a dose ser administrada. Esse pânico infelizmente é normal, sobretudo em crianças. Mas, em breve, não precisaremos nos preocupar com isso. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está testando, agora, uma vacina em adesivo que, em tese, seria ainda mais eficaz, oferecendo mais proteção imunológica que a vacina intramuscular.

Os testes iniciais foram realizados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. O artigo explica que a inovação é composta por micro agulhas impressas em 3D alinhadas em um adesivo de polímero de tamanho suficiente para alcançar a pele e aplicar o imunizante. Também foi dito que a vacina em adesivo foi 50 vezes maior do que a vacina administrada sob a pele, e 10 vezes maior do que a vacina aplicada no músculo do braço. Isso seria possível porque a pele está cheia de células do sistema imunológico que são o público-alvo do imunizante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vacinas
Imagem reproduzida de Revista Galileu – Globo
vacinas
Imagem reproduzida de Veja Saúde

Então, o que achou destas duas novidades na área da Engenharia Biomédica?  Isso também te trouxe mais esperança? Escreva nos comentários!


Fontes: Globo, Razões para Acreditar.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.