Engenharia 360

Confira duas novidades surpreendentes para vacina e teste para Covid-19

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/10/2021 | Atualizado em 29/11/2021 3 min

Imagina saber em 5 minutos se está com Covid-19 ou nem precisar levar uma picada de agulha no braço para receber a imunização. Este será o futuro!

Confira duas novidades surpreendentes para vacina e teste para Covid-19

por Redação 360 | 05/10/2021 | Atualizado em 29/11/2021

Imagina saber em 5 minutos se está com Covid-19 ou nem precisar levar uma picada de agulha no braço para receber a imunização. Este será o futuro!

Engenharia 360

Faz mais de um ano que todos nós estamos enfrentando essa realidade desafiante e maluca consequência da chegada do Covid-19. Nesse tempo, passamos a entender e conviver com ações como distanciamento social, uso de equipamentos de proteção individual e mais. E esperamos ansiosos, por meses, por testes e vacinas eficientes. Agora que temos as duas coisas, aguardamos um avanço da ciência nesse assunto. Entretanto, as boas notícias já estão chegando. Confira algumas a seguir!

vacinas
Imagem reproduzida de Canaltech

Novo teste mais rápido para Covid-19

Muitas pessoas estão sendo vacinadas, hoje, contra o Covid-19. Porém, em simultâneo, o número de doentes ainda é crescente. Esse é o motivo para ainda se fazer testes em massa na população. Os testes permanecem essenciais no combate, identificação e tratamento do coronavírus. Contudo, o tempo de espera para os resultados destes exames é o que preocupa muitos médicos.

Pensando nisso, uma aluna de bioengenharia da Universidade de Illinois desenvolveu um teste diferente para o Covid-19. Maha Alafeef conseguiu desenvolver um sistema de detecção do vírus que levaria apenas 5 minutos, recebendo o prêmio de Desenvolvimento de Carreira da Sociedade de Engenharia Biomédica 2020 nos Estados Unidos. E o melhor é que o método poderia ser adaptado para a detecção de muitas doenças e tipos de vírus diferentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
teste covid
Imagem reproduzida de Observatório do Terceiro Setor

Fórmula perfeita

Maha não só recebeu um prêmio, mas, como resposta para o seu esforço, o reconhecimento na sua área de atuação. Para a criação do novo teste, a aluna usou um sensor eletroquímico de papel e que usa grafeno, pode ser controlado via Bluetooth ou Wifi – basta um micro-controlador – e consegue identificar a presença do vírus rapidamente. Além disso, ela também desenvolveu uma configuração de leitura elétrica específica, que detecta apenas o material genético do SARS-CoV-2.

teste covid
Imagem reproduzida de News Medical
teste covid
Imagem reproduzida de The Hindu Business Line

Novo tipo de vacina contra a Covid-19

Algumas pessoas choraram de emoção ao tomar a primeira dose da sua vacina contra Covid-19. Já outros – e é o meu caso – mais tremeram de medo, e foi pela ideia de receber a dose através de uma seringa. Parece cômico, mas é verdade; verdadeiros marmanjos virando o rosto de medo de ver a dose ser administrada. Esse pânico infelizmente é normal, sobretudo em crianças. Mas, em breve, não precisaremos nos preocupar com isso. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está testando, agora, uma vacina em adesivo que, em tese, seria ainda mais eficaz, oferecendo mais proteção imunológica que a vacina intramuscular.

Os testes iniciais foram realizados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. O artigo explica que a inovação é composta por micro agulhas impressas em 3D alinhadas em um adesivo de polímero de tamanho suficiente para alcançar a pele e aplicar o imunizante. Também foi dito que a vacina em adesivo foi 50 vezes maior do que a vacina administrada sob a pele, e 10 vezes maior do que a vacina aplicada no músculo do braço. Isso seria possível porque a pele está cheia de células do sistema imunológico que são o público-alvo do imunizante.

vacinas
Imagem reproduzida de Revista Galileu – Globo
vacinas
Imagem reproduzida de Veja Saúde

Então, o que achou destas duas novidades na área da Engenharia Biomédica?  Isso também te trouxe mais esperança? Escreva nos comentários!


Fontes: Globo, Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo