Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Marcos da engenharia e arquitetura dão espaço ao Novembro Azul

por | 18/11/2019
Copiado!

Não é só do ponto de vista da engenharia que as edificações assumem um significado. A gente cria afeto pelas obras e elas ficam lá, por anos e anos, carregando uma série de momentos dos habitantes e transeuntes. E no sentido de aproveitar essa identidade de marcos da engenharia e arquitetura, muitas vezes há homenagens, protestos ou alertas por meio da iluminação das fachadas com cores específicas. É o caso, por exemplo, do Outubro Rosa e do Novembro Azul.

monumento iluminado novembro azul
Monumento As Bandeiras, 2016. Imagem: gazetadamooca.com

Novembro Azul e a saúde do homem

Há várias organizações aderindo à campanha Novembro Azul neste mês. Por isso, vale que a gente situe que o Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de criar um momento do ano para chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, a ideia foi absorvida na forma de abrir uma pauta de discussão e lembretes sobre a saúde do homem e como o cuidado é importante.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) atuam na forma de esclarecer questões relacionadas à causas, sintomas, diagnóstico e tratamento principalmente do câncer de próstata. Você pode encontrar informações sobre isso nessa página do MS e na cartilha do INCA.

Embora seja uma doença comum e fundamental de ser diagnosticada, discutida e tratada, há uma certa barreira na hora de abordar o assunto. Com isso, na forma de lembrete e também para simbolizar uma forma de naturalizar a importância de falar a respeito, marcos da engenharia e da arquitetura têm uma forma de chamar atenção para essa questão. Isso vem sendo feito com a iluminação específica das fachadas.

Memorial Bridge, 2019. Imagem: unionleader.com

Iluminação de fachadas em azul

Selecionamos aqui algumas imagens memoráveis de fachadas monumentais iluminadas em apoio ao Novembro Azul. Entretanto, vale citar que prefeituras, hospitais, escolas, dentre outras construções, quando aderem a uma causa assim, têm sua participação igualmente válida.

novembro azul sp
Viaduto do chá, 2014. Imagem: fotospublicas.com
Fachada do Congresso Nacional iluminada em azul para campanha do Novembro Azul
Congresso Nacional, 2017. Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br
Catedral de Petrolina, novembro azul
Catedral de Petrolina, 2019. Imagem: g1.globo.com

E você? Viu alguma edificação iluminada em azul neste novembro? Conta para a gente!

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários