Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Nova ferramenta do Google ajuda no cálculo de captação da energia solar

por Clara Ribeiro | 26/08/2015
Copiado!

Você já deve ter se perguntado quais ações sustentáveis que, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente e dos recursos renováveis, também garantem uma economia financeira no fim do mês. A utilização da energia solar é um exemplo, mas é necessário calcular o potencial de captação de cada casa para a geração de energia. E agora é o Google que vai ajudar nessa tarefa.
Energia solar blog-da-engenharia

Lançado no último dia 17 de agosto, o Project Sunroof é a nova ferramenta do Google que ajuda no cálculo do potencial de captação da energia solar de acordo com características das edificações, como a orientação do telhado, a sombra proporcionada por prédios próximos e a frequência da luz solar sobre a construção.
O projeto tem início, primeiramente, na Califórnia e em Boston, e poderá ser expandido para outras cidades americanas e outros países. Para utilizar o Project Sunroof basta digitar o endereço de onde será feita a instalação do sistema de energia e descobrir o quanto de luz solar chega à casa ou ao comércio durante o ano.

projectsunroof blog-da-engenharia

Imagem: Divulgação


O Project Sunroof permite ainda que o usuário faça uma estimativa do quanto pode economizar ao instalar o sistema de energia solar. A ideia da criação da ferramenta surgiu após a identificação das constantes dúvidas dos usuários quanto às vantagens da instalação do sistema para captação de energia solar.
Este não é o primeiro projeto do Google voltado à sustentabilidade. A empresa já investiu um bilhão de dólares em ações relacionadas à preservação do meio ambiente. Quer saber mais? Confira o vídeo de divulgação da iniciativa:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_BXf_h8tEes]
Referências: Exame, Terra

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários