Engenharia 360

Esperança, Brasil! Confira três notícias de ações eco-friendlies benéficas para economia e meio ambiente

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/10/2021 | Atualizado em 15/11/2021 4 min

O Brasil tem grande potencial, inclusive de fazer mais para a proteção do seu meio ambiente, como gerar energia limpa e cultivar em espaços urbanos ociosos!

Esperança, Brasil! Confira três notícias de ações eco-friendlies benéficas para economia e meio ambiente

por Redação 360 | 25/10/2021 | Atualizado em 15/11/2021

O Brasil tem grande potencial, inclusive de fazer mais para a proteção do seu meio ambiente, como gerar energia limpa e cultivar em espaços urbanos ociosos!

Engenharia 360

Se você é brasileiro, já deve estar farto de notícias ruins! Pois o Engenharia 360 quer é, por meio da nossa redação, lhe trazer motivos para ter esperança! O texto a seguir traz informações sobre três notícias recentes com ligação com soluções de Engenharia, Arquitetura e Paisagismo; elas devem impactar positivamente a nossa economia, além de ajudar a amenizar o impacto humano sobre o meio ambiente. Continue lendo para saber mais!

Melhorar o Brasil, mas pensando no meio ambiente

Nova geração de energia fotovoltaica

meio ambiente
Imagem reproduzida de Noticias ao Minuto

O grupo português EDP – presente em 22 países – está inaugurando, agora no segundo semestre de 2021, seu mais novo empreendimento no Brasil. Trata-se do maior parque fotovoltaico no mundo, com localização em Pereira Barreto, cidade localizada em São Paulo, com área total de 455 hectares. A obra foi iniciada em 2020. Mas, por conta da Pandemia, muitos cuidados tiveram que ser tomados. Principalmente para manter a cadeia de fornecimentos dos consumíveis necessários ao projeto  e a segurança de seus milhares de funcionários. Isso levou a alguns pequenos atrasos. Mas, enfim, tudo está pronto!

meio ambiente
Imagem reproduzida de Jornal de Negócios
meio ambiente
Imagem reproduzida de Negocios TV

A EDP considerou o Brasil como uma das geografias mais importantes para os seus investimentos, com bons recursos e boa ligação com a sua rede de distribuição. A empresa, uma das dez maiores produtoras de energia eólica do nosso país, resolveu, então, instalar nesta região de São Paulo mais de 580 mil painéis solares. E, a saber, eles têm capacidade instalada de 252,2 megawatts (MW) e capacidade de produzir por ano 547 mil megawatts hora, o suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 750 mil habitantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Telhados com placas fotovoltaicas

meio ambiente
Imagem reproduzida de Exame

Hoje em dia, conhecemos bem a tecnologia de placas fotovoltaicas para a instalação sobre telhados. Mas a novidade agora é o lançamento da primeira telha de concreto do Brasil capaz de transformar a luz solar em energia elétrica. Este produto, que será comercializado pela empresa do setor de construção civil Eternit, é o resultado de três anos de testes e adaptações para células fotovoltaicas em telhas de concreto BIG-F10. E vantagem disso é que quem instalar as  telhas em sua residência poderá captar a luz solar para a produção de energia elétrica sem a necessidade de painéis adicionais. Sem dúvidas, uma boa notícia em tempos de crise de energia e meio ambiente!

meio ambiente
Imagem reproduzida de CicloVivo
meio ambiente
Imagem reproduzida de CicloVivo

Primeira fazenda em Shopping

Fora do Brasil, esta prática já não é nenhuma novidade. Mas que bom que podemos contar que o Brasil tem, agora, a sua primeira fazenda urbana construída; é sobre uma área de 1300 m² no Parque Dom Pedro Shopping, na  cidade de Campinas, no interior de São Paulo. A ideia é mesmo usar todo o espaço para cultivo sem pesticidas e agrotóxicos de alimentos. Inclusive, no local, já foram plantadas 30 mil pés de hortaliças, como alface, mostarda e agrião – pensando num cultivo mensal de 2,2 toneladas de alimentos –, sempre colhidas pouco antes da entrega, fresquinhas direto da fazenda para o consumidor.

meio ambiente
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar
meio ambiente
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Serão utilizados sistemas automatizados para ajudar no desenvolvimento das plantas; algo que será feito através de hidroponia – quando as raízes se desenvolvem na água e recebem nutrientes naturais para crescerem saudáveis. Com estas tecnologias será possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas, gerando uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. E, por fim, o controle remoto da temperatura da estufa.

Replicação de uma boa ideia

O mais legal desta história é que o projeto para o Parque Dom Pedro Shopping deve inspirar a mudança de projetos de arquitetura de muitos outros empreendimentos pelo Brasil, incluindo muitos outros shoppings. Isso é vantajoso para a economia nacional e o meio ambiente, já que, assim, pode-se reduzir custos de transporte, entregar produtos mais frescos para os consumidores, e emitir menos gás carbônico na atmosfera. Lembrando que, por meio da startup BeGreen, existem projetos semelhantes sendo executados no país, como é o caso do Boulevard Shopping, em Belo Horizonte, e da fábrica da Mercedes-Benz – esta é a primeira Fazenda Urbana do mundo instalada dentro de uma indústria.

meio ambiente
Imagem reproduzida de Ouro Verde Mais

Fontes: Observador, Razões para Acreditar, UOL.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo