Engenharia 360

Energia Nuclear: americanos conseguem atingir estágio de "plasma em chamas" em experimento

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/02/2022 | Atualizado em 18/01/2023 3 min

Energia Nuclear: americanos conseguem atingir estágio de "plasma em chamas" em experimento

por Redação 360 | 16/02/2022 | Atualizado em 18/01/2023
Engenharia 360

Estamos vivendo, mais uma vez, uma fase bastante delicada da história da humanidade, com russos e norte-americanos falando em conflitos. No meio disso tudo, pesquisas bem ousadas avançam cada vez mais! Mas será que tudo que a ciência e engenharia descobre é para o mal? Claro que não! Por exemplo, o que você pensa quando falamos em energia nuclear? Pois, recentemente, os pesquisadores conseguiram alcançar um estágio novo de fusão nuclear, chamado "plasma em chamas". Saiba mais sobre isso no texto a seguir!

Para que serviria o "plasma em chamas"?

Bem, a ideia dos pesquisadores era quebrar a energia de fusão para conseguir uma fonte ILIMITADA de energia; e a melhor parte é que ela ainda seria uma energia LIMPA. Isso foi obtido a partir de experimentos realizados dentro do National Ignition Facility (NIF), na Califórnia - algo que foi descrito em artigos publicados na revista acadêmica Nature. E, sim, esse é um marco muito importante para a humanidade!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para se ter uma ideia, em tentativas anteriores, a ação foi limitada por desafios de controle. Contudo, para o novo projeto experimental, foram usadas cápsulas que são capazes de duas coisas: conter mais combustível e absorver mais energia enquanto contém o plasma. Agora, o objetivo é alcançar a ignição e produção de energia verdadeiramente sustentável! E por que isso ainda não foi obtido? Pois a energia liberada através das reações de fusão excede a fornecida ao combustível pelo laser. Que laser? Veja no próximo tópico!

Energia Nuclear: americanos conseguem atingir estágio de "plasma em chamas" em experimento
Imagem reproduzida de Lawrence Livermore National Laboratory

Veja Também: Engenheiros enviam cão robô Spot para monitorar Usina Nuclear de Chernoby

Em que estágio acontece a fusão nuclear?

A fusão nuclear chamada de "plasma em chamas" acontece quando há reações de fusão que se tornam a fonte dominante de aquecimento no processo, em vez de energia introduzida de fora. A energia resultante depende de processo de fissão, onde um elemento químico pesado é dividido para produzir outros mais leves. Por fim, a fusão funciona combinando dois elementos leves para fazer um mais pesado. Mas de onde obter mais energia para continuar o processo continuamente? Bem, esse é o 'X' da questão!

Por hora, a solução dos pesquisadores é usar feixes deste laser para aquecer e comprimir o combustível de hidrogênio dentro de uma cápsula - do tamanho de um grão de pimenta e contendo deutério e trítio. É isso que acaba por gerar um gás eletricamente carregado chamado plasma, e onde as partículas de elétrons são retiradas dos átomos, deixando as partes conhecidas como núcleos atômicos. Mas a beleza disso tudo é que, realmente, quando as reações de fusão se tornam a fonte dominante de aquecimento no plasma, em vez da energia do laser necessária para iniciar o processo, o calor fornece a energia para ainda mais fusão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Energia Nuclear: americanos conseguem atingir estágio de "plasma em chamas" em experimento
Imagem reproduzida de SciTechDaily

Agora, nessa última pesquisa, se conseguiu encontrar pela primeira vez um modelo de sistema em que a própria fusão fornece a maior parte do aquecimento!


Fusão nuclear é, basicamente, quando dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam outro núcleo de maior número atômico. Como vimos anteriormente, isso é algo que requer muita energia para acontecer, do mesmo modo que também libera muita energia. É maior ou menos o que acontece com o Sol, por exemplo. Mas transformar a "força" de uma fusão nuclear em fonte de energia segura para comercializar é um grande desafio, como é possível imaginar! Por isso, ao longo dos anos, ainda veremos muitas linhas de pesquisa nesse sentido!


Fontes: Jornal Txopela.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo