Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

eVTOLs: NASA começa a testar seu primeiro modelo de 'táxi voador'

por Redação 360 | 14/09/2021

Imagina pegar um táxi voador para ir do trabalho para casa, essa é uma realidade que o futuro nos reserva. A NASA já está testando veículos. Saiba+!

Imagina, no futuro, você subir no topo de um prédio, esticar o braço para cima e chamar um táxi. Sim, essa ideia está se tornando cada vez mais real, graças aos novos projetos de eVTOLs ou “carros voadores” , como popularmente podem ser chamados. A NASA – ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço norte-americana – já deu o seu primeiro passo nessa direção para a chamada Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM). Recentemente a agência deu início a voos de teste de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical por meio dos trabalhos da empresa Joby, fundada em 2009 e primeira no ramo.

veículos elétricos
Imagem reproduzida de FlightGlobal

Os testes da NASA com os eVTOLs

Os primeiros testes da NASA com os eVTOLs aconteceu no seu próprio campo de aviação, em Big Sur, na Califórnia. Eles faziam parte de um programa de observação de aeronaves experimentais. A ideia era entender o quanto essas máquinas são seguras para passageiros; isso caso um dia elas sejam mesmo  utilizadas como veículos táxis – em comparação a helicópteros e outros veículos movidos a gás. Em comunicado publicado no site oficial da NASA, Davis Hackenberg, gerente de integração da missão de AAM da agência, rotulou a campanha como “passo estratégico para acelerar o cronograma da indústria”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Objetivo da agência espacial

Num primeiro momento, a NASA apenas fez a observação do comportamento dos carros voadores em ação. Mas a intenção, com o avanço de suas pesquisas é, no futuro, liberar a utilização dos seus “táxis aéreos” para o público de maneira ampla. Na sequência, ela deve continuar observando o desempenho das máquinas da Joby; mas também coletando dados acústicos e de desempenho para uso em modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo.

veículos elétricos
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO
veículos elétricos
Imagem reproduzida de GQ – Globo

“Estamos entusiasmados por ser a primeira empresa eVTOL a voar como parte da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada da Nasa.”,

“Com base em quase uma década de pesquisa conjunta com a Nasa em voos elétricos, esta campanha de duas semanas estudará a pegada de ruído de nossa aeronave.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

– postou a Joby Aviation, no Twitter.

A saber, a NASA deve utilizar cerca de 50 microfones para medir o perfil acústico das aeronaves sem diferentes fases do voo. Isso deve servir para entender os padrões e orientar o progresso da indústria na integração de veículos AAM no espaço aéreo.

Detalhes das aeronaves Joby

A aeronave eVTOL testada pela NASA é equipada com seis hélices. O número de lâminas, raio da lâmina, velocidade da ponta e a carga do disco do veículo aéreo foram selecionados para minimizar a pegada acústica e melhorar o carácter do ruído produzido.

veículos elétricos
Imagem reproduzida de NASA

“Desde o primeiro dia, priorizamos a construção de uma aeronave que não apenas tem um perfil extremamente baixo de ruído, mas também combina perfeitamente com o meio ambiente.”, 

“Sempre acreditamos que uma pegada acústica mínima é a chave para tornar a aviação uma parte conveniente do movimento cotidiano sem comprometer a qualidade de vida”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

– JoeBen Bevirt, o fundador e diretor-executivo da Joby Aviation, em reportagem de Sputniknews.

Veja Também: Empresas desejam realizar pousos e decolagens verticais de veículos elétricos no Brasil


Fontes: Olhar Digital, Canal Tech, R7, Sputnik News.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.