Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Nasa se prepara para pousar nos anéis de Saturno ainda esse ano

por Eduardo Mikail | 26/05/2017

Quando Galileu olhou através de um telescópio e viu Saturno pela primeira vez, ainda em 1610, ninguém poderia sequer imaginar que um dia uma nave espacial feita pelas mãos do homem estaria prestes a aterrizar entre os anéis daquele mesmo planeta.
A sonda espacial da NASA, denominada Cassini, tem como objetivo fazer exatamente isso como parte de seu “Grand Finale”, ou seja, sua última missão será realizar uma série de manobras que vão levar a nave espacial cada vez mais perto de Saturno, até que finalmente ela pouse e encerre suas atividades. De acordo com as previsões de cientistas, essa aterrizagem deve ocorrer por volta de setembro deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Crédito: Nasa

+20 anos de atividade

No total, a Cassini vai mergulhar entre topos das nuvens de Saturno e os anéis mais interiores 22 vezes antes de terminar a sua jornada gloriosa, que por sinal já dura mais de 20 anos, recolhendo dados e informações valiosas sobre o planeta. Para dar um fim “digno” a essa importante nave espacial.
Os cientistas resolveram dar a ela essa última missão como forma de agradecimento, já que uma vez que colidir com a superfície do planeta, não irá sobreviver por muito tempo. “É esperado que a sonda possa transmitir dados à Terra durante um ou dois minutos antes de se espatifar”, disse um dos líderes do projeto.

Crédito: Nasa

Cassini está a poucos dias do início a sua quinta órbita. Durante o mergulho, a sonda irá recolher e analisar partículas do anel para determinar a idade deles. Além disso, os instrumentos da Cassini também irão recolher e estudar as informações referentes aos gases da atmosfera de Saturno, fornecendo ainda dados sobre a temperatura e composição.
Conseguindo ou não obter sucesso nesta última jornada, Cassini já entrou para história por ser atualmente a nave que chegou mais próxima do planeta Saturno. Incrível, não é mesmo?
Fonte: Chron

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano. Busca constantemente transformar as dificuldades em desafios. Segue lá no Instagram @eduardomikail