Engenharia 360

Nasa se prepara para pousar nos anéis de Saturno ainda esse ano

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 26/05/2017 | Atualizado em 04/07/2021 2 min

Nasa se prepara para pousar nos anéis de Saturno ainda esse ano

por Eduardo Mikail | 26/05/2017 | Atualizado em 04/07/2021
Engenharia 360

Quando Galileu olhou através de um telescópio e viu Saturno pela primeira vez, ainda em 1610, ninguém poderia sequer imaginar que um dia uma nave espacial feita pelas mãos do homem estaria prestes a aterrizar entre os anéis daquele mesmo planeta.
A sonda espacial da NASA, denominada Cassini, tem como objetivo fazer exatamente isso como parte de seu "Grand Finale", ou seja, sua última missão será realizar uma série de manobras que vão levar a nave espacial cada vez mais perto de Saturno, até que finalmente ela pouse e encerre suas atividades. De acordo com as previsões de cientistas, essa aterrizagem deve ocorrer por volta de setembro deste ano.

Nasa se prepara para pousar nos anéis de Saturno ainda esse ano

Crédito: Nasa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

+20 anos de atividade

No total, a Cassini vai mergulhar entre topos das nuvens de Saturno e os anéis mais interiores 22 vezes antes de terminar a sua jornada gloriosa, que por sinal já dura mais de 20 anos, recolhendo dados e informações valiosas sobre o planeta. Para dar um fim "digno" a essa importante nave espacial.
Os cientistas resolveram dar a ela essa última missão como forma de agradecimento, já que uma vez que colidir com a superfície do planeta, não irá sobreviver por muito tempo. "É esperado que a sonda possa transmitir dados à Terra durante um ou dois minutos antes de se espatifar", disse um dos líderes do projeto.

Nasa se prepara para pousar nos anéis de Saturno ainda esse ano

Crédito: Nasa


Cassini está a poucos dias do início a sua quinta órbita. Durante o mergulho, a sonda irá recolher e analisar partículas do anel para determinar a idade deles. Além disso, os instrumentos da Cassini também irão recolher e estudar as informações referentes aos gases da atmosfera de Saturno, fornecendo ainda dados sobre a temperatura e composição.
Conseguindo ou não obter sucesso nesta última jornada, Cassini já entrou para história por ser atualmente a nave que chegou mais próxima do planeta Saturno. Incrível, não é mesmo?
Fonte: Chron

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo