Atualização:
Na data de 15 de setembro de 2022, a mídia internacional divulgou as novas descobertas do robô da NASA sobre Marte. Parece que existem moléculas de carbono no planeta, mais um possível indicativo de que pode ter tido vida por lá - calma, NÃO quer dizer que a agência descobriu vida. Por hora, os cientistas estão analisando os dados. Mas a investigação mais aprofundada só vai ser possível quando o material for trazido para a Terra, daqui a uns dez anos.
Neste momento, a NASA, a agência espacial norte-americana, está realizando uma missão chamada Mars (Marte) InSight. A mesma tem por objetivo explorar os aspectos sísmicos e geodésicos do Planeta Vermelho. Para isso, os pesquisadores enviaram para lá uma sonda especial para analisar a estrutura do solo, sobretudo o estado da água sob a superfície.
Olha que interessante, o esperado era encontrar camadas e mais camadas de gelo sub superfície marciana. Mas, depois de receberem muitos dados e observações da sonda, os cientistas se surpreenderam. Ao contrário, a descoberta foi de 300 metros de subsolo... sem gelo. E tem mais, parece que a crosta de Marte é porosa. Isso mesmo!
Claro que, agora, você pode estar se perguntando o que isso indica? Bem, que havia água em Marte; grandes oceanos por anos de sua história. O líquido entrava em contato com as rochas, produzindo um novo conjunto de minerais que cimentaram a região. Mas, nesses exatos 300 metros, numa área de temperatura média abaixo de zero graus, houve escassez de água - nem água congelada, nem líquida, ou algo assim.
A boa notícia é que, além dessa profundidade, há água, sim - muito bem protegida por radiação. Enfim, a prioridade da NASA é, na próxima década, é conseguir perfurar dois metros na crosta marciana em alta latitude para procurar vida onde gelo, rocha e atmosfera se unem.
A saber, a espaçonave InSight, da missão Mars InSight, pousou em Elysium Planitia, uma planície plana e lisa perto do equador marciano, em 2018. O que estamos querendo dizer é que essa descoberta da NASA reflete as condições de apenas uma zona do Planeta Vermelho, mas não de todo Marte. Leve isso em consideração! Certo?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quer mais explicações sobre toda essa descoberta da NASA? Então, recomendamos que assista ao vídeo a seguir!
Veja Também: Operação Marte: visitamos o evento realizado pela Inventação em parceria com a Unibes Cultural
Fontes: Revista Galileu.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.