Engenharia 360

Chocante! Veja o que a NASA descobriu no solo de Marte

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/08/2022 | Atualizado em 16/09/2022 2 min

Chocante! Veja o que a NASA descobriu no solo de Marte

por Redação 360 | 16/08/2022 | Atualizado em 16/09/2022
Engenharia 360

Atualização:

Na data de 15 de setembro de 2022, a mídia internacional divulgou as novas descobertas do robô da NASA sobre Marte. Parece que existem moléculas de carbono no planeta, mais um possível indicativo de que pode ter tido vida por lá – calma, NÃO quer dizer que a agência descobriu vida. Por hora, os cientistas estão analisando os dados. Mas a investigação mais aprofundada só vai ser possível quando o material for trazido para a Terra, daqui a uns dez anos.


Neste momento, a NASA, a agência espacial norte-americana, está realizando uma missão chamada Mars (Marte) InSight. A mesma tem por objetivo explorar os aspectos sísmicos e geodésicos do Planeta Vermelho. Para isso, os pesquisadores enviaram para lá uma sonda especial para analisar a estrutura do solo, sobretudo o estado da água sob a superfície.
Missão Marte InSight
Imagem reproduzida de Revista Galileu – Globo
Missão Marte InSight
Imagem reproduzida de Superinteressante

Olha que interessante, o esperado era encontrar camadas e mais camadas de gelo sub superfície marciana. Mas, depois de receberem muitos dados e observações da sonda, os cientistas se surpreenderam. Ao contrário, a descoberta foi de 300 metros de subsolo… sem gelo. E tem mais, parece que a crosta de Marte é porosa. Isso mesmo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Claro que, agora, você pode estar se perguntando o que isso indica? Bem, que havia água em Marte; grandes oceanos por anos de sua história. O líquido entrava em contato com as rochas, produzindo um novo conjunto de minerais que cimentaram a região. Mas, nesses exatos 300 metros, numa área de temperatura média abaixo de zero graus, houve escassez de água – nem água congelada, nem líquida, ou algo assim.

A boa notícia é que, além dessa profundidade, há água, sim – muito bem protegida por radiação. Enfim, a prioridade da NASA é, na próxima década, é conseguir perfurar dois metros na crosta marciana em alta latitude para procurar vida onde gelo, rocha e atmosfera se unem.

Missão Marte InSight
Imagem reproduzida de Poder360

A saber, a espaçonave InSight, da missão Mars InSight, pousou em Elysium Planitia, uma planície plana e lisa perto do equador marciano, em 2018. O que estamos querendo dizer é que essa descoberta da NASA reflete as condições de apenas uma zona do Planeta Vermelho, mas não de todo Marte. Leve isso em consideração! Certo?

Quer mais explicações sobre toda essa descoberta da NASA? Então, recomendamos que assista ao vídeo a seguir!

Veja Também: Operação Marte: visitamos o evento realizado pela Inventação em parceria com a Unibes Cultural


Fontes: Revista Galileu.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo