Quanto você sabe sobre o mercado de EPI's ou Equipamentos de Proteção Individual? Sabia que a nanotecnologia tem contribuído para o seu progresso? Isso porque a utilização de nanomateriais é cada vez mais comum nesta área! E que bom, não é mesmo? Pois a segurança dos trabalhadores é fundamental. E, com a nanotecnologia, os EPI's podem aumentar a segurança nos postos de trabalho mais do que nunca. Veja, a seguir, como é feita a aplicação desta tecnologia em tais produtos!
Antes de tudo, o que é nanotecnologia?
Bom, é importante entender mesmo um pouco o significado desta nomenclatura para também, assim, entender como esta tecnologia é revolucionária. Trata-se de uma inovadora área da ciência que manipula materiais ao nível da nanoescala. Neste caso, usa-se como referência base a medida de um nanômetro, que equivale a um bilionésimo de metro. Nesta linha estão as estruturas atômicas e moleculares para a criação de novos produtos e dispositivos, designados por nanomateriais. Portanto, a expressão 'nano' seria referente a uma matéria extremamente diminuta!
E o que os nanomateriais têm a ver como EPI's?
Os nanomateriais obtidos através da nanotecnologia podem aprimorar a produção de EPI's, melhor dizendo, aprimorar a sua resistência. Por exemplo, criando camadas que possam oferecer, ao mesmo tempo, proteção e conforto nas execuções de atividades laborais. De fato, a indústria deve se beneficiar demais disso. E, na verdade, já existe nanotecnologia em muita coisa comercializada bem pertinho de nós. A medicina é um exemplo, claro. Mas também o ramo de automóveis, das telecomunicações, até chegar aos equipamentos de proteção individual.
A nanotecnologia está cada vez mais presente em diversos setores da indústria e em constante evolução com progressos cada vez mais céleres!
A nanotecnologia agrega elementos bactericidas, fungicidas, repelentes de insetos, hidratantes, antitranspirantes, impermeáveis entre outros compostos aos EPI’s. E o que isso provoca? Mais resistência! E, o melhor, sem alterar as propriedades táteis dos equipamentos! Vamos aos exemplos?
Nanotecnologia e os EPI's, na prática
Eis os equipamentos que se valem de nanotecnologia na sua produção:
LEIA MAIS
- Luvas de proteção, como Thermo Pro Ultra e Dermiflex Aque Glove, que repelem água e óleos pesados.
- Trajes de trabalho, que não possuem costuras ou locais abertos que ofereçam risco de contaminação química e biológica, hidrorrepelente e antimicrobiano - o tecido não esquenta e permite a perspiração, ou seja, conforto térmico e mobilidade -, como calças e jalecos.
“Graças à nanotecnologia empregada, o tecido desse EPI proporciona conforto igual ou superior àqueles utilizados na fabricação de roupas comuns, já usados em hospitais, como jalecos e uniformes de centros cirúrgicos."
- médica endocrinologista Laura Sterian Ward, responsável pelo Gemoca da Unicamp, em reportagem Fórum saúde digital.
Realmente, os EPI's oferecidos aos trabalhadores precisam proporcionar conforto, mas ser principalmente adequados aos diferentes ambientes e riscos, ajustados às necessidades específicas de cada área profissional. E você, conhece outros modelos de equipamentos?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Te convidamos a ler este artigo especial Engenharia 360: Conheça os tipos de EPIs e saiba quando usá-los!
Fontes: Instituto de Engenharia, Fórum saúde digital, M & M Protek.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.