Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Descubra o que é nanotecnologia e o que ela tem a ver com a fabricação de EPIs

por Redação 360 | 26/11/2021

Os EPI's ou Equipamentos de Proteção Individual podem ficar mais resistentes se fabricados com a ajuda da nanotecnologia e seus nanomateriais. Veja como!

Quanto você sabe sobre o mercado de EPI’s ou Equipamentos de Proteção Individual? Sabia que a nanotecnologia tem contribuído para o seu progresso? Isso porque a utilização de nanomateriais é cada vez mais comum nesta área! E que bom, não é mesmo? Pois a segurança dos trabalhadores é fundamental. E nanotecnologia, os EPI’s podem aumentar a segurança nos postos de trabalho mais do que nunca. Veja, a seguir, como é feita a aplicação desta tecnologia em tais produtos!

equipamentos de segurança
Imagem reproduzida de Vivace Saúde do Homem

Antes de tudo, o que é nanotecnologia?

Bom, é importante entender mesmo um pouco o significado desta nomenclatura para também, assim, entender como esta tecnologia é revolucionária. Trata-se de uma inovadora área da ciência que manipula materiais ao nível da nanoescala. Neste caso, usa-se como referência base a medida de um nanômetro, que equivale a um bilionésimo de metro. Nesta linha estão as estruturas atômicas e moleculares para a criação de novos produtos e dispositivos, designados por nanomateriais. Portanto, a expressão ‘nano’ seria referente a uma matéria extremamente diminuta!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

equipamentos de segurança
Imagem reproduzida de Telemedicina Morsch

E o que os nanomateriais têm a ver como EPI’s?

Os nanomateriais obtidos através da nanotecnologia podem aprimorar a produção de EPI’s, melhor dizendo, aprimorar a sua resistência. Por exemplo, criando camadas que possam oferecer, ao mesmo tempo, proteção e conforto nas execuções de atividades laborais. De fato, a indústria deve se beneficiar demais disso. E, na verdade, já existe nanotecnologia em muita coisa comercializada bem pertinho de nós. A medicina é um exemplo, claro. Mas também o ramo de automóveis, das telecomunicações, até chegar aos equipamentos de proteção individual.

A nanotecnologia está cada vez mais presente em diversos setores da indústria e em constante evolução com progressos cada vez mais céleres!

A nanotecnologia agrega elementos bactericidas, fungicidas, repelentes de insetos, hidratantes, antitranspirantes, impermeáveis entre outros compostos aos EPI’s. E o que isso provoca? Mais resistência! E, o melhor, sem alterar as propriedades táteis dos equipamentos! Vamos aos exemplos?

equipamentos de segurança
Imagem reproduzida de Food Safety Brazil

Nanotecnologia e os EPI’s, na prática

Eis os equipamentos que se valem de nanotecnologia na sua produção:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Luvas de proteção, como Thermo Pro Ultra e Dermiflex Aque Glove, que repelem água e óleos pesados.
  • Trajes de trabalho, que não possuem costuras ou locais abertos que ofereçam risco de contaminação química e biológica, hidrorrepelente e antimicrobiano – o tecido não esquenta e permite a perspiração, ou seja, conforto térmico e mobilidade -, como calças e jalecos.
equipamentos de segurança
Imagem reproduzida de Fabric With Particles

“Graças à nanotecnologia empregada, o tecido desse EPI proporciona conforto igual ou superior àqueles utilizados na fabricação de roupas comuns, já usados em hospitais, como jalecos e uniformes de centros cirúrgicos.”

– médica endocrinologista Laura Sterian Ward, responsável pelo Gemoca da Unicamp, em reportagem Fórum saúde digital.

equipamentos de segurança
Imagem reproduzida de Blog Medicalway

Realmente, os EPI’s oferecidos aos trabalhadores precisam proporcionar conforto, mas ser principalmente adequados aos diferentes ambientes e riscos, ajustados às necessidades específicas de cada área profissional. E você, conhece outros modelos de equipamentos?

Te convidamos a ler este artigo especial Engenharia 360: Conheça os tipos de EPIs e saiba quando usá-los!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Instituto de Engenharia, Fórum saúde digital, M & M Protek.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.