Engenharia 360

Som na caixa! Descubra qual o tipo de música que os profissionais ouvem no trabalham

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/04/2022 3 min

Som na caixa! Descubra qual o tipo de música que os profissionais ouvem no trabalham

por Redação 360 | 05/04/2022
Engenharia 360

O Engenharia 360 adora conversar com os seus colaboradores para descobrir peculiaridades sobre o seu dia-a-dia de trabalho. Por exemplo, o que será que eles colocam para tocar no rádio, PC ou celular quando precisam se concentrar para projetar ou prestar outros serviços? Que tipo de música ou som não pode faltar na sua playlist? E por quê?

Bem, lançamos estas perguntas em nosso grupo fechado e você não vai acreditar nas respostas surpreendentes que alguns deram! Confira a seguir também clicando nos clipes que trouxemos para este post!

Sons de tempestades

A nossa redatora Simone Tagliani começou a conversa compartilhando que sempre consegue se concentrar melhor no trabalho colocando para tocar, como pano de fundo no seu PC, aqueles vídeos longos, compartilhados em plataformas como YouTube, que apresentam horas e mais horas de gravação de sons de chuvas e tempestades. O que para alguns isso daria sono, para ela traz uma gostosa sensação de tranquilidade que a mantém desperta!

Psy Trance

O super criativo Rafael Rosa contou que, quando trabalhava em agência de Publicidade, adorava colocar para tocar som estilo Psy Trance nas alturas – que é um tipo de música eletrônica dos anos oitenta com uma batida bem forte e rápida, com alcance único de frequências. Veja que interessante!

Trilha eclética

Daniel dos Santos Silva disse que está acostumado a ouvir música desde pequeno, numa família onde cada um tem preferência por sons diferentes. Isso fez com que ele passasse a apreciar todo o tipo de melodia, mantendo um gosto eclético. E, hoje, trabalhando em home office, mantém o costume de ouvir música o dia inteiro, passando por vários estilos, como Manhattans, Belchior, Tim Maia, até Black Sabbath e Novos Baianos.

Outra pessoa que revelou estar passando por uma fase eclética foi a Joana Patrícia de Matos Santos. No caso dela, a preferência é um pouco de MPB e também um pop mais relax, bem good vibes, rock nacional anos 80 e outros flashbacks.

Instrumental

Apontando para uma linha musical diferente, Diego Rafael Santos disse trabalhar ouvindo som de piano atrelado a alguns outros instrumentos. De acordo com ele, isso ajuda a aumentar a sua concentração, além de manter sua tranquilidade. Inclusive, lembrou que existem estudos que revelam o maior potencial de conexão neural com a utilização de música como ferramenta de estímulo ao aprendizado. Se quiser saber mais sobre isso, indicamos que leia este artigo no Jornal da USP.

Bônus | Música só depois do trabalho

Chegamos, enfim, a um testemunho oposto. Trata-se de alguém que não consegue trabalhar ouvindo música, que é o caso do Cristiano Oliveira da Silva. Ele diz que, hoje em dia, sente que precisa estar conectado com o entorno. Ainda assim, admite que a música tem um papel fundamental no processo de descarregar as tensões acumuladas do dia-a-dia. Então, para estes momentos, ele gosta de colocar para tocar o bom e velho rock’n roll, como de Pink Floyd, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, e mais. Aliás, também gosta de praticar música, tocando um pouco de violão, guitarra, entre outros instrumentos – diz ele, que é uma forma de equilibrar o cotidiano.

Rafael Panteri Nakahara também não gosta de ouvir música no trabalho. Se está estudando, tem o costume de repetir em voz alta o conteúdo para fixar. Mas é claro que ele admite se render em outras horas à música. Por exemplo, quando está em transporte público, lendo algum livro. Daí, gosta de ouvir uma playlist no Spotify chamada ‘Instrumental Guitar Blues Rock’ – que, como o próprio nome já diz, é apenas o instrumental de músicas famosas -, porque ela não apresenta vocal, comprometendo menos a sua concentração.

Então, se identificou com alguma das preferências dos colaboradores Engenharia 360? Tem outra opinião quanto à ouvir música no momento de trabalho? Compartilhe conosco na aba de comentários!

Veja Também:

Como a música pode ajudar a aumentar a produtividade

5 músicas para se concentrar nos estudos

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo