Engenharia 360

Riscos para sua Cerveja: O Impacto das Mudanças Climáticas na Produção de Lúpulo

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/10/2023 | Atualizado em 03/05/2024 3 min
Imagem de master1305 em Freepik

Riscos para sua Cerveja: O Impacto das Mudanças Climáticas na Produção de Lúpulo

por Redação 360 | 27/10/2023 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem de master1305 em Freepik
Engenharia 360

As mudanças climáticas afetam diretamente a agricultura, claro. Inclusive, esse impacto já é sentido na produção de cerveja, acredite se quiser. Isso porque isso leva a uma queda expressiva no rendimento do lúpulo. Por falar nisso, você sabe o que é lúpulo? Pois bem, o lúpulo, conhecido como Humulus lupulus, é uma planta-tipo trepadeira que pertence à família das Cannabaceae. A mesma precisa ser cultivada e é usada como um dos ingredientes essenciais na fabricação de cerveja.

Agora um estudo mais recente revelou que haverá nos próximos anos uma queda de 4 a 18% no rendimento do lúpulo causado pelo aumento das temperaturas. Isso já é um grande indicativo do impacto das mudanças climáticas na produção de cerveja. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mudanças climáticas - Produção de Lúpulo - cerveja
Imagem de Freepik

Como o lúpulo afeta a produção de cerveja?

O lúpulo desempenha um papel fundamental na produção de cerveja. A saber, esse ingrediente influencia no sabor e na qualidade dessa bebida. Por exemplo, cones de lúpulo, com resinas amargas, ajudariam a equilibrar o sabor doce dos maltes, conferindo à cerveja seu amargor característico.

O lúpulo também pode adicionar aromas florais, cítricos, frutados, terrosos, picantes ou herbáceos. Sem contar que, por suas características, sobretudo propriedades antimicrobianas, pode auxiliar na clarificação e proteger a cerveja de bactérias e leveduras indesejadas. Por isso, podemos considerar que qualquer problema com essa planta pode alterar questões não só de qualidade, mas de preço da bebida.

Como as mudanças climáticas afetam a produção de cerveja?

Além da queda no rendimento do lúpulo, os pesquisadores descobriram que haverá uma considerável diminuição de 20 a 31% no conteúdo alfa nos próximos 27 anos.

Explicando melhor, o lúpulo já vem amadurecendo bem antes do ideal - algo entre 20 dias -, em comparação a um padrão que se analisou antes de 1994. Os produtores perderam depois disso, ao longo do tempo, cerca de 2 toneladas métricas por ano e uma queda de cerca de 0,6% no teor de alfa. Por isso, a Engenharia Agrícola e Industrial acendeu o sinal vermelho e já indica adaptações necessárias para garantir o futuro desse setor comercial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como os produtores de lúpulo devem se adaptar às condições de mudança?

Antes de tudo, vale destacar que todo esse levantamento de informações aconteceu em uma análise de áreas de lúpulo na Alemanha, República Checa e Eslovénia. Percebeu-se a necessidade urgente de implementação de estratégias de proteção da indústria cervejeira e a estabilidade do mercado do lúpulo. E, após, a indicação feita aos produtores é de adaptação dos sistemas de irrigação para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Mudanças climáticas - Produção de Lúpulo - cerveja
Imagem de RitaE por Pixabay

Como isso seria feito não foi esclarecido pelos cientistas. Porém, podemos levantar algumas hipóteses:

  • Desenvolver variedades de lúpulo mais resistentes ao calor por meio de programas de melhoramento genético.
  • Explorar novas regiões de cultivo com condições climáticas mais adequadas.
  • Investir em técnicas de manejo, como estufas e sistemas de sombreamento, para proteger as plantas do calor excessivo.
  • Promover conscientização e colaboração entre produtores, indústria cervejeira e pesquisadores para encontrar soluções sustentáveis.

Qual é o impacto esperado das mudanças climáticas na indústria cervejeira global?

O resumo de toda essa história é que, até 2050, teremos ou menos cerveja, ou uma cerveja de qualidade pior à venda no mercado, exceto se conseguirmos frear as mudanças climáticas e adotar novas medidas na agricultura. O papel da Engenharia é apresentar soluções inovadoras para esse cultivo e técnicas de manejo avançadas. De fato, só com projetos sustentáveis poderemos garantir o futuro desse setor comercial, além de segurança alimentar e a estabilidade econômica em um mundo em transformação.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Interesting Engineering, Nature.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo