Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

MOOCs e a Revolução no Ensino da Engenharia

por Müller Santos | 13/04/2015 | Atualizado em 21/02/2022

O Cursos Online Abertos e Massivos, do inglês Massives Open Online Courses (MOOCs), representa os cursos online. O mesmo tem como objetivo oferecer para um grande número de pessoas a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em diversas matérias. Além disso, de ter a experiência de assistir uma aula de alguma faculdade internacional e obter um certificado para colocar em seu currículo.

moocs learning rf
As 3 Principais Plataformas de Open Courses.

Sobre os MOOCs

Os MOOCs eram geralmente dados diretamente pelas universidades em seus sites. Porém, ultimamente uma série de websites independentes como o Coursera, o Veduca e o EDX têm surgido para prover esses cursos em parceria com universidades. Alguns deles são gratuitos e outros são pagos. Os MOOCs se tornaram uma fonte de renda e marketing financeiramente e operacionalmente viáveis para as universidades. E isso uma vez que o acesso à Internet aumenta cada vez mais no mundo inteiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Cursos online podem, sim, impulsionar sua carreira

O início da plataforma Coursera

Em outubro de 2011 a Universidade Stanford lançou três cursos e, cada um deles, alcançou a marca de 100.000 inscritos. Com a grande aceitação de tais cursos deu-se início ao Coursera. Alavancados pela tecnologia já desenvolvida em Stanford, o Coursera anunciou parceria com diversas universidades famosas, como a Universidade de Maryland, a Universidade da Pensilvânia e até a Universidade de Hong Kong. Preocupado com a comercialização da educação online, o MIT lançou a plataforma sem fins lucrativos chamada MITx poucos meses depois como um esforço para desenvolver uma plataforma grátis e livre. A Universidade de Havard apoiou a iniciativa e se juntou ao projeto, que passou a se chamar edX.

slide_12
Podemos ver no gráfico a crescente demanda por Cursos Online.

Atualmente estou terminando uma especialização em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Maryland através da plataforma Coursera. Essa especialização tem 4 módulos de 1 mês cada, sendo o último módulo um “projeto de graduação” (Capstone Project), a experiência tem sido fantástica, recomendo a todos que façam algum curso MOOC.

Até a próxima!! 😉

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários