Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Entrevista de emprego: confira as razões para fazer perguntas ao recrutador

por Clara Ribeiro | 03/07/2020
Copiado!

Muita gente não sabe como agir nos processos de seleção e nem se deve realizar questionamentos

Afinal de contas, qual é a importância de se fazer perguntas em uma entrevista de emprego?

Bom, ao ser chamado para um processo seletivo, é comum pesquisar sobre os prováveis questionamentos feitos por recrutadores. A partir daí dá para treinar as respostas antes do fatídico dia.

Este pode ser um dos caminhos para chegar bem preparado, mas uma dica é ficar de olho em outro ponto que os examinadores também esperam de você: muitos deles analisam a capacidade do entrevistado de questionar, de demonstrar interesse pela vaga e atitude.

homem negro e homem branco apertando as mãos em entrevista de emprego

Atualmente, não é difícil ver recrutador e entrevistado uma hora todinha tete a tete, conversando. Na maioria das vezes, apenas com perguntas por parte do examinador.

Mas sempre há espaço na entrevista de emprego em que o anfitrião aborda o possível contratado a respeito de algumas questões.

Quando houver abertura, faça sua pergunta

Ainda que seja interessante fazer uma pergunta ou outra na entrevista de emprego, é essencial que você se sinta confortável com isso.

Espere a abertura ideal do entrevistador para que você questione e dê sua opinião, por exemplo. Mas caso ele não dê esse espaço durante a conversa, use o final dela para fazer suas perguntas. Com educação, indague o recrutador se você pode tirar algumas dúvidas.

Use esse momento para fazer as perguntas certas, despertando a impressão de pró-atividade e interesse de sua parte. Também é primordial para não cair em entrevista de emprego “cilada”.

Pessoas que fazem perguntas em entrevista de emprego são mais lembradas em reuniões sobre a vaga, quando forem discutir qual candidato deve ser contratado 😉

duas mulheres apertando as mãos em entrevista de emprego

Fazer uma pergunta, demonstra que você quer entender e conhecer mais a corporação e que, de fato, ela chamou sua atenção. Ao sair calado de uma entrevista, pode ser que o entrevistador entenda que você está desmotivado, não possui interesse no desafio proposto, entre outros pontos que podem soar negativos.

Esse é o momento de você usar a entrevista de emprego a seu favor e ver se os interesses da empresa conversam com seus interesses para vida pessoal e profissional.

10 perguntas para fazer na entrevista de emprego

Se você tem dúvidas sobre o estilo de pergunta que é bacana de fazer na entrevista de emprego, trouxemos algumas para você se inspirar:

  • A empresa fornece treinamento para funcionários?
  • Quais os maiores desafios do cargo?
  • O que aconteceu com a pessoa que estava neste cargo?
  • O relacionamento entre as áreas da empresa é sadio?
  • Como funciona o processo de tomada de decisão da empresa?
  • Como é o dia a dia da empresa?
  • Esta vaga tem plano de carreira definido?
  • O que você mais gosta do trabalho desempenhado nesta empresa?
  • Quais as expectativas da empresa para os primeiros meses de trabalho?
  • Pode me falar um pouco mais sobre a cultura e os principais pilares da empresa?

Fontes: Robert Half; Kevin.Burke; Glassdoor

E então, preparado para as próximas entrevistas de emprego?

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários