Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Modelagem em CAD: aproveite esta incrível oportunidade para aprender e ensinar dentro de comunidade

por Redação 360 | 03/02/2022

Projetar é algo que pode ser uma exigência do nosso trabalho, mas também pode ser um hobby que mantemos em nosso dia a dia. Mas, em ambos os casos, é mais legal ainda quando podemos contar com uma ferramenta totalmente on-line que nos permita acessar um navegador da Web – e ainda sem precisar fazer download – que dá acesso a comunidades de fab labs, makerpaces, influenciadores e mais de todo o mundo. Esta conexão é essencial para compartilharmos e recebermos também designs, ideias e conhecimentos! E justamente a Dassault Systèmes trabalha com algumas excelentes ferramentas de modelagem Computer Aided Design (CAD), que você deve conhecer. Elas são intuitivas e conectadas à nuvem. É esse o tipo de coisa que facilita os profissionais projetarem bastante e melhor, fazendo coisas maravilhosas para deixar a nossa vida mais incrível possível! Quer obter mais informações sobre isso? Então, leia o texto a seguir!

Modelagem em CAD
Imagem reproduzida de Hawk Ridge Systems

SolidWorks CAD

Se você precisar de uma ferramenta de modelagem paramétrica power, que tenha interface de usuário e recursos simples que façam sentido com o seu trabalho ou hobby, sabe qual pode utilizar? Sim, o SolidWorks é também para quem projeta por diversão! Mas, ao mesmo tempo, é para investidores, designers, engenheiros, artistas e mais. E o sistema deste software conta com os mesmos aplicativos digitais usados por profissionais de grandes empresas para seu fluxo de trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E o que fazer com o SolidWorks? Visualizar maquetes eletrônicas, fazer conexões para compra de materiais, buscas de soluções de novas habilidades ou serviços para tornar seu projeto mais rico e bem detalhado. Lembrando que você pode instalar esse sistema localmente em seu computador. Depois, para completar, salvar os dados do arquivo de projeto gerado na plataforma 3DEXPERIENCE, também fornecida pela Dassault Systèmes.

Modelagem em CAD
Imagem reproduzida de SSAB

Claro, você pode estar se perguntando neste momento qual a diferença percebida entre o SolidWorks Desktop e o 3DEXPERIENCE SolidWorks. Bem, é claro que o SolidWorks Professional para desktop é importante referência no setor. E a experiência 3D tem as mesmas funcionalidades, recursos e ferramentas incríveis. A questão é que um aproveita o gerenciamento de dados na nuvem segura e o outro já está na nuvem. Contudo, muitos produtos comerciais e suplementos NÃO são incluídos na versão 3D.

3DEXPERIENCE SolidWorks for Maker

Então, a Dassault Systèmes afirma que o 3DEXPERIENCE SolidWorks for Makers destina-se a projetos pessoais e uso não comercial. Você pode fazer seus desenhos, então, em qualquer lugar com as soluções de design online. São elas:

  • 3D Creator – aplicativo intuitivo de modelagem usando inteligência artificial, baseado em nuvem e que permite designs paramétricos mais precisos.
  • 3D Sculptor – aplicativo também baseado em nuvem, que permite criar formas mais orgânicas em uma espécie de “argila digital”, uma modelagem que é feita com ajuda de pontos de controle push/pull, e o resultado são projetos muito originais.

Relembrando que o acesso a esse ecossistema profissional expandido serve justamente para se conseguir prototipar peças rapidamente – como chapas metálicas, soldas, moldes e componentes variados – ou encontrar serviços de Engenharia online. E, desse jeito, você consegue ter ajuda em tempo real de outros usuários, acessando seus projetos na galeria e ganhando inspirações para próximas tarefas – isso acontece em um ambiente como um feed de notícias que lembra as mídias sociais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Gostou destas ideias da Dassault Systèmes? Escreva o que achou nos comentários!

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.