Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Mecânica em Miniatura: Uma maneira diferente de entender a engenharia automotiva

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 13/05/2015 3 min

Mecânica em Miniatura: Uma maneira diferente de entender a engenharia automotiva

por Eduardo Mikail | 13/05/2015
Copiado!
Quem nunca sonhou em poder entender melhor o funcionamento de uma máquina? Qual professor nunca sonhou em conseguir explicar melhor o funcionamento das máquinas? Que faculdade nunca sonhou em poder ter um um mini-laboratório de mecânica?
02mecfoto01_0
Mas até hoje não tínhamos nenhum sistema capaz de transmitir conhecimento de forma mais simples. Em vista da grande dificuldade para se compreender esses sistemas, o Administrador de Empresas, Fabio Maedra desenvolveu um sistema para facilitar o entendimento de como as máquinas funcionam. Desde criança ele sempre teve essa curiosidade, e costumava desenhar tudo o que via relacionado à mecânica, até que descobriu que com arame e madeira era possível fazer peças pequenas e parecidas com as que ele via nos carros de verdade. Tempos depois ele descobriu a argila, onde ele começou a construir modelos, o que acabou se tornando sua especialidade e paixão.
[youtube https://www.youtube.com/watch?t=12&v=IzLWGfEJ1XU]
Desde criança, sempre fui muito curioso em saber como as máquinas funcionavam principalmente os automóveis. Meu pai tinha um Fusca 68 e quando ele estava na garagem, não era raro me encontrar, todo sujo, embaixo do carro observando e tentando entender o que eu conseguia ver… Depois do Fusca, veio o Opala, eu tinha 9 anos e aquele carro era meu mundo, pois era imenso o que tinha para ver, diz Maedra.
Após cursar engenharia mecânica, Maedra persistiu a criar modelos cada vez mais aprimorados e percebeu que o uso de modelos físicos aumenta muito mais a compreensão e o aprendizado, visto que a experiência do toque e manipulação das peças é única, e as modelagens 3D não permitem.
Seu primeiro projeto sério foi um modelo genérico do motor 16.V, na escala 1:6, o qual foi um grande sucesso, e suas duas edições se esgotaram rapidamente. Após muitos e-mails recebidos, Maedra desenvolveu um segundo modelo, permitindo interação com os componentes. Foi aí que surgiu o projeto Mecânica em Miniatura, que consiste em modelos na escala 1:6 dos principais sistemas mecânicos dos automóveis, é basicamente um laboratório na palma de nossas mãos.
meccomocont
Apesar de ser apenas uma miniatura, a escala na qual o Mecânica em Miniatura foi desenvolvida permite uma visualização muito clara e objetiva sobre o sistema em estudo.
mecfoto03 
É um sistema incrível, onde você é capaz de aprender muito mais do que em aulas convencionais, pois há também o desafio da montagem e toda a questão da manipulação com as peças.
Nós acreditamos muito no potencial do projeto, e é por isso que estamos apoiando o financiamento do projeto através do Kickante. O mais legal é que todos que contribuem com o projeto, recebe uma recompensa! Corre lá e confira tudo o que está incluso no Mecânica em Miniatura.
Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários