Engenharia 360

MATLAB na Engenharia: conheça seus usos e aplicações

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 15/07/2018 | Atualizado em 03/05/2024 4 min

MATLAB na Engenharia: conheça seus usos e aplicações

por Larissa Fereguetti | 15/07/2018 | Atualizado em 03/05/2024
Engenharia 360

Quase todos os engenheiros já ouviram falar no MATLAB. Afinal, esse é um recurso amplamente utilizado na engenharia. Se você nunca escutou falar sobre esse software ou se está aqui em busca das primeiras informações, não se preocupe, nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o MATLAB na engenharia neste post.

MATLAB logo
Imagem: osahub.com

O que é o MATLAB?

MATLAB é a sigla para MATrix LABoratory. Ele consiste em um software interativo de alta performance e é voltado para o cálculo numérico. Inicialmente, foi desenvolvido para tratar vetores e matrizes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma das grandes vantagens do MATLAB é que, em muitos casos, ele permite usar funções que levariam muito tempo para serem desenvolvidas em outras linguagens, como C e Fortran. Isso porque a base é uma matriz que não precisa de dimensionamento.

imagem de tela do MATLAB com gráfico
Imagem:mathworks.com

Outra vantagem do MATLAB é que ele possui recursos visuais que são simples em comparação a algumas linguagens de programação. Isso é um diferencial quando você precisa de um resultado imediato e não tem muito tempo para desenvolver algo do início. Atualmente, há várias bibliotecas (toolboxes) que podem ser usadas para diferentes áreas, como equações diferenciais, estatística, processamento de sinais, finanças e outros. Também é possível usar os recursos gráficos para visualizar os resultados em 2D e 3D e na forma de animações/vídeos.

Para usar, não é difícil. Ele está disponível para diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac). Para usar uma função que não conhece, basta jogar o que precisa no Google (exemplo: gráfico 3D no MATLAB). Há vários tutoriais, vídeos, apostilas e o próprio site do MATLAB para auxiliar. Se você tiver dificuldade para encontrar em português, não faltam resultados em inglês.

imagem ilustrativa de gráfico representando MATLAB na Engenharia
Imagem:commons.wikimedia.com

Como funciona o MATLAB na Engenharia?

Diferente de muitos softwares voltados para a engenharia, o MATLAB não foca em uma engenharia ou uma área específica. Qualquer engenharia (inclusive, qualquer área da ciência) pode usá-lo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É até difícil falar sobre todas as funções do MATLAB porque, além das funções básicas, você ainda pode desenvolver suas funções e programas. Além de um software, é uma linguagem de programação. É normal escutar alguém (normalmente um(a) engenheiro(a)) dizer que programa em MATLAB. Então, o uso é bem diverso.

O MATLAB costuma ser uma das primeiras opções dos engenheiros que precisam resolver algum problema/função, realizar uma simulação, fazer um teste estatístico ou visualizar um resultado. Outras áreas das ciências, por outro lado, normalmente tentam outros softwares/linguagens primeiro.

O estudo do MATLAB

Nos cursos de engenharia ou na vida profissional, não é difícil achar alguém que use o MATLAB. A facilidade de uso e a praticidade fazem com que ele seja ensinado em muitas disciplinas da graduação e, mesmo quando isso não acontece, mesmo quem não é bom em programação é capaz de se familiarizar rapidamente com o software. Inclusive, quem está acostumado com algumas linguagens em que é necessário declarar tudo, criar as matrizes da forma básica e escrever as linhas de código que fazem alguma função, pode até estranhar o primeiro contato com o MATLAB.

imagem ilustrativa do MATLAB na Engenharia
Imagem: interestingengineer.com

O MATLAB na prática

Fazer simulações e análises também é simples. No MATLAB, não é preciso ficar preocupado com declaração de variáveis, ponteiros, alocação de memória e outros itens. A dica é: procure se há uma função que faz o que você precisa antes de tentar escrevê-la no MATLAB. Se as funções já estão implementadas, basta usar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda, vale destacar que há softwares gratuitos semelhantes ao MATLAB. Algumas alternativas são o Scilab, o Octave e o FreeMat. Dentre todos os softwares semelhantes ao MATLAB (nem todos foram citados aqui), alguns precisam de algumas modificações na hora da execução e, em outros, dependendo do programa ou da função, não é necessário fazer alterações, é só executar.

A última dica é: otimize seu trabalho. Não tenha medo de usar um novo software que pode fazer algo mais rapidamente só porque nunca usou antes ou porque sempre usou outro ou sempre fez tudo em uma linguagem única que conhece bem. Tente, aprenda coisas novas, use a tecnologia a seu favor e, se conseguir, desenvolver coisas novas. Descobrir novas ferramentas e colocá-las em prática faz parte da função do engenheiro.


Fontes: Coppe; IMPA; MathWorks; UFMG.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo