Engenharia 360

Marrocos na vanguarda da energia solar: maior planta do mundo em desenvolvimento

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/02/2016 | Atualizado em 09/05/2023 2 min

Marrocos na vanguarda da energia solar: maior planta do mundo em desenvolvimento

por Redação 360 | 19/02/2016 | Atualizado em 09/05/2023
Engenharia 360

Na cidade de Ouarzazate, no Marrocos, na borda do escaldante deserto do Saara, a paisagem arenosa está ganhando brilho metálico. Trata-se de uma enorme área destinada à produção de energia solar, um projeto em sua primeira fase que visa fornecer energia renovável para mais de um milhão de marroquinos.

usina de energia solar
Imagem reproduzida de HELIOSCSP - https://helioscsp.com/noor-1-concentrated-solar-power-csp-plant/

A maior planta de energia solar do mundo

Conhecida como Noor 1, essa planta cobre milhares de acres e tem capacidade para gerar até 160 megawatts de energia. Atualmente, ela já é uma das maiores usinas de energia solar térmica do mundo, composta por 500 mil espelhos solares distribuídos em 800 fileiras, visíveis do espaço.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com esse projeto, o Marrocos busca atingir a meta de obter 42% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis até o ano de 2020, além de reduzir o consumo de energia em edifícios e transportes em 12%. O objetivo é cumprir os compromissos do Acordo de Paris, assinado em dezembro de 2015.

Quando as próximas fases do projeto forem concluídas, com a operação da Noor II e Noor III, a capacidade de geração de energia da planta poderá chegar a impressionantes 580 megawatts, tornando-a a maior usina de energia solar concentrada do mundo.

Esse tipo de usina aproveita a energia solar por meio de espelhos que refletem e concentram a luz, aquecendo a água e gerando vapor para movimentar as turbinas geradoras de energia. A planta foi projetada para atender às necessidades de pico de energia, desde o nascer do sol até algumas horas após o pôr do sol. O investimento total estimado para o projeto é de aproximadamente 6,5 bilhões de dólares.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Mashable.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo