Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Mama Light leva energia solar à população de Burkina Faso

por Patrícia Pereira Pacheco | 23/12/2015
Copiado!

Solutions Summit at United Nations, Sunday, Sept. 27, 2015. (Photo by Diane Bondareff)

Princesa Abzeita Dijgma apresenta a Mama Light no Solutions Summit, na Organização das Nações Unidas, em setembro de 2015. (Foto: Diane Bondareff)


Burkina Faso é uma nação no noroeste da África com mais de 15 milhões de habitantes. Apesar da grande capacidade solar, esse tipo de produção de energia ainda é mal aproveitado no país. Entretanto, isso está prestes a mudar, graças a iniciativas de empreendedores.
Uma das pessoas que acreditam no potencial solar de Burkina Faso é a princesa da etnia Mossi Abzeita Dijgma, criadora da empresa AbzeSolar, que visa levar eletricidade a locais pobres e de difícil acesso, como áreas rurais e vilarejos, compostos pelo grupo étnico Mossi, que corresponde a 40% da população. A princesa considera responsável por entregar a essas pessoas as ferramentas, os meios de desenvolvimento e o empoderamento para que possam melhorar a qualidade de vida.
Segundo Abzeita Dijgma, além de prover a população com a tecnologia, é necessário fornecer capacitação para que faça bom uso dos equipamentos. Pensando nisso, a AbzeSolar tem uma linha de produtos de alta qualidade chamada Mama Light, com itens energizados por luz solar, como lâmpadas de rua, aquecedores e lâmpadas portáteis de leitura. A marca holandesa Philips é a fabricante dos produtos e apoiadora da iniciativa.
As comunidades atendidas recebem os equipamentos e treinamento técnico, onde aprendem sobre instalação e manutenção de produtos. A instalação e venda é feita pelos próprios moradores, que têm acesso a uma fonte de energia renovável e ajudam a impulsionar a economia local.
Estima-se que 60% dos habitantes de países africanos ainda não tenham acesso à eletricidade. Por isso, iniciativas desse tipo são fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos habitantes atendidos pela Mama Light. Geração de novos empregos e criação de uma base para igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres são outros objetivos do programa idealizado pela princesa Abzeita Dijgma.
 
Fontes: AbzeSolar e eCycle.

Copiado!

Comentários