Engenharia 360

Conheça a maior ponte suspensa para pedestres do mundo, inaugurada em Portugal

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 04/06/2021 | Atualizado em 28/01/2023 3 min
Imagem extraída de UOL

Conheça a maior ponte suspensa para pedestres do mundo, inaugurada em Portugal

por Clara Ribeiro | 04/06/2021 | Atualizado em 28/01/2023
Imagem extraída de UOL
Engenharia 360

Portugal inaugurou a maior ponte suspensa para pedestres do mundo, visando resgatar o turismo em uma região histórica do país. 

Erguida entre montanhas repletas de rochas e uma linda vegetação, a ponte 516 Arouca está aberta para visitação. E, aliás, a ponte recebeu esse nome por ter exatos 516 metros de comprimento e por ficar localizada no Arouca Geopark, a 175 metros acima do Rio Paiva. Saiba mais sobre ela no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ponte suspensa
Imagem extraída de Câmara Municipal de Arouca

Como a 516 Arouca se enquadra na proposta de turismo de Portugal?

A 516 Arouca tornou-se uma verdadeira aposta do governo português em atrair turistas!

Afinal, mesmo escondida entre as rochas, ela possui uma travessia que não é tão fácil de ser realizada por conta dos cabos de aço e duas torres maciças de cada lado. Por isso, ela acaba balançando um pouco a cada passo. 

A saber, a ponte suspensa teve um custo de 2,8 milhões de dólares, além de ter levado cerca de dois anos para ser erguida.

Os moradores da cidade esperam que a nova ponte recupere o turismo na região, fortemente atingido pela pandemia do novo coronavírus. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para quem não sabe, a cidade de Arouca fica localizada ao norte de Portugal, na região metropolitana do Porto. Além da ponte, a região tem outro atrativo, o Rio Paiva, considerado como um dos rios menos poluídos da Europa. 

ponte suspensa
Imagem extraída de Câmara Municipal de Arouca

Veja Também: Linha Verde: projeto irá transformar ponte em passarela produtora de alimentos em Paris

A 516 Arouca será mesmo a maior ponte suspensa do mundo?

A construção da 516 Arouca levou alguns anos até a sua conclusão. E com a chegada da Pandemia da covid-19, a abertura da ponte suspensa teve de ser adiada. 

Vale dizer que a 516 Arouca tem 22 metros a mais que a ponte Charles Kuonen, na Suíça, que conta com 494 metros de extensão. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ponte suspensa
Imagem extraída de 516 Arouca

Desse modo, agora a maior ponte suspensa do mundo pertence a Portugal. Lembrando que o Arouca Geopark, onde a tal estrutura está localiza, foi reconhecido em 2009 como área de conversão pela UNESCO por conta do seu patrimônio geológico. 

O parque possui 382 km² e tornou-se ponto turístico por conta dos passadiços sobre o Rio Paiva, antes mesmo da maior ponte suspensa do mundo ser construída. Já a nova ponte liga a casaca das Aguieiras e a zona conhecida como Garganta do Paiva.

ponte suspensa
Imagem extraía de 516arouca
ponte suspensa
Imagem extraída de Melhores Destinos

A concorrente do Nepal

Uma notícia surgiu logo após a inauguração da 516 Arouca. Segundo informações o Nepal conta com uma ponte com 567 metros, aberta em julho de 2020. 

A ponte do Nepal foi construída sobre o rio Gandaki. Entretanto, a Câmara Municipal de Arouca afirmou que “uma ponte de travessia rural, dimensionada para cargas muito reduzidas e sobre a qual existe pouca evidência científica e midiática”.

Por fim, vale destacar que as pontes suspensas estão ganhando força no mundo como fortes atrativos turísticos e fomentando a economia de diversas regiões. 

E então, gostou de saber sobre a maior ponte suspensa do mundo?


Fontes: ABC Repórter, Público PT, Viagem e Turismo Abril.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo