No coração da capital francesa, um projeto pra lá de inovador irá transformar uma ponte em passarela produtora de alimentos capaz de produzir 87.500 quilos de frutas e vegetais frescos todos os anos. Apelidada de Linha Verde, o empreendimento irá utilizar energia renovável, reciclar seu próprio lixo e lutar contra a poluição, ao mesmo tempo que oferece alimentos de qualidade aos moradores de Paris.
Localizada entre os 12º e 13º arrondissements, a passarela atravessa o Rio Sena e foi projetada pelo escritório Vincent Callebaut Architectures. Concebida como um antídoto para a poluição urbana, a ponte neutra em carbono oferece uma nova abordagem que busca revigorar a cidade através de um design inspirado na própria natureza.
Já não é de hoje que Paris vem investindo em hortas urbanas à medida que busca oferecer mais qualidade de vida aos seus moradores. Na linha verde serão mais de 3.500 metros quadrados de hortas e pomares - com espécies nativas comestíveis - para ajudar na conscientização sobre a eco-gastronomia e o movimento Slow Food.
As frutas e vegetais cultivados na passarela serão colhidos para uso em restaurantes e cantinas escolares da região. Seguindo os princípios de autossuficiência, a ponte utiliza painéis solares híbridos, 56 turbinas eólicas axiais magneticamente levitadas que alimentam os acessórios de iluminação da ponte; e uma usina de biogás integrada nas células da ponte que converte as partes não comestíveis das plantas e resíduos orgânicos em calor e energia elétrica. É de mais passarelas como esta que o mundo precisa!
Fonte: Inhabitat
Será que um projeto como esse daria certo no Brasil? O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Gabriela Glette
Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.