Curiosidades

Conheça a maior ciclovia com cores do arco-íris do mundo [óbvio, na Holanda]

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 23 meses atrás | 4 min de leitura

Imagem reproduzida de Go Outside

Compartilhe »

A Holanda é um país da Europa onde a bicicleta é um dos principais meios de transporte urbano. Ela é até considerada o “Reino das Bicicletas”, tendo cerca de 1,3 bicicletas por habitante. Inclusive, a sua quarta cidade mais populosa, Utrecht, localizada no centro do país e próxima de um ramal do Rio Reno, também possui muitas ciclovias. Conheça no texto a seguir uma ciclovia dessas!

holanda
Imagem reproduzida de Jornal Cruzeiro do Sul

Veja Também: Ciclovia solar de Amsterdã supera expectativas

Utrecht e suas bicicletas

Utrecht é considerada uma cidade “bike-friendly” e incentiva o uso de bicicletas para reduzir os gastos anuais com saúde e programas sociais. O município possui uma ciclovia com 570 metros de extensão que liga a Universidade de Utrecht, a Universidade de Ciências Aplicadas de Utrecht e o Hospital Universitário.

holanda
Elias Van Mourik - Imagem reproduzida de Twitter

A nova ciclovia colorida

Elias Van Mourik, um aluno de Ciências Aplicadas, propôs, em dezembro de 2020, pintar a ciclovia de Utrecht com as cores do arco-íris. A iniciativa, ligada às atividades do mês do orgulho LGBTQI+ - que é comemorado em junho -, foi apoiada pelas universidades e pela prefeitura da cidade.

holanda
Elias Van Mourik - Imagem reproduzida de Twitter

A proposta da arte era tornar a ciclovia um símbolo de apoio não só às causas das pessoas LGBTQI+, mas também das pessoas negras e pessoas pertencentes a outros grupos considerados oprimidos pela sociedade. E, para isso, foram acrescentadas faixas com as cores preto e marrom.

holanda
Imagem reproduzida de EsQrever
holanda
Imagem reproduzida de Go Outside

Para saber mais sobre essa incrível ciclovia na Holanda, assista aos vídeos a seguir:


Fontes: G1, UOL, Go Out Side, Deutschland, Wikipedia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO