Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça a maior ciclovia com cores do arco-íris do mundo [óbvio, na Holanda]

por Redação 360 | 16/07/2021

Uma ciclovia na Holanda é exemplo de representatividade das pessoas LGBTQI+ e outros grupos oprimidos pela sociedade. Veja imagens!

A Holanda é um país da Europa onde a bicicleta é um dos principais meios de transporte urbano. Ela é até considerada o “Reino das Bicicletas”, tendo cerca de 1,3 bicicletas por habitante. Inclusive, a sua quarta cidade mais populosa, Utrecht, localizada no centro do país e próxima de um ramal do Rio Reno, também possui muitas ciclovias. Conheça no texto a seguir uma ciclovia dessas!

holanda
Imagem reproduzida de Jornal Cruzeiro do Sul

Veja Também: Ciclovia solar de Amsterdã supera expectativas

Utrecht e suas bicicletas

Utrecht é considerada uma cidade “bike-friendly” e incentiva o uso de bicicletas para reduzir os gastos anuais com saúde e programas sociais. O município possui uma ciclovia com 570 metros de extensão que liga a Universidade de Utrecht, a Universidade de Ciências Aplicadas de Utrecht e o Hospital Universitário.

holanda
Elias Van Mourik – Imagem reproduzida de Twitter

A nova ciclovia colorida

Elias Van Mourik, um aluno de Ciências Aplicadas, propôs, em dezembro de 2020, pintar a ciclovia de Utrecht com as cores do arco-íris. A iniciativa, ligada às atividades do mês do orgulho LGBTQI+ – que é comemorado em junho -, foi apoiada pelas universidades e pela prefeitura da cidade.

holanda
Elias Van Mourik – Imagem reproduzida de Twitter

A proposta da arte era tornar a ciclovia um símbolo de apoio não só às causas das pessoas LGBTQI+, mas também das pessoas negras e pessoas pertencentes a outros grupos considerados oprimidos pela sociedade. E, para isso, foram acrescentadas faixas com as cores preto e marrom.

holanda
Imagem reproduzida de EsQrever
holanda
Imagem reproduzida de Go Outside

Para saber mais sobre essa incrível ciclovia na Holanda, assista aos vídeos a seguir:


Fontes: G1, UOL, Go Out Side, Deutschland, Wikipedia.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.