Engenharia 360

Superação e União: Mãe e Filho ingressam juntos no mesmo curso em universidade pública

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/02/2024 4 min
Imagem divulgação Unioeste via Terra

Superação e União: Mãe e Filho ingressam juntos no mesmo curso em universidade pública

por Redação 360 | 26/02/2024
Imagem divulgação Unioeste via Terra
Engenharia 360

Neste artigo, o Engenharia 360 compartilha mais uma linda história envolvendo o mundo das engenharias. Estamos falando da jornada emocionante de mãe e filho que é exemplo de como a união familiar, a perseverança e o amor pelo conhecimento podem superar obstáculos e transformar sonhos em realidade. Continue lendo e inspire-se com Irene e Vitor, que alcançaram o objetivo de ingressar juntos no mesmo curso em universidade pública!

Mãe e filho são aprovados em Engenharia Elétrica
Imagem divulgação Unioeste via Terra

Conhecendo Irene e Vitor

Irene Cecília Cagol, de 51 anos, é mãe de Vitor Gabriel Cagol, de 17 anos. Os dois sonhavam em cursar a faculdade de Engenharia Elétrica. Claro que esse feito por si só já seria uma grande conquista, pois, como bem sabemos, a concorrência para as engenharias é grande, mesmo em instituições privadas. Agora, a jornada dessa mãe e filho começou bem antes. Eles tiveram que superar muitos desafios pessoais e acadêmicos até a tão sonhada aprovação no vestibular.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vitor foi diagnosticado com epilepsia ainda quando criança, apresentando crises frequentes que impactaram a sua coordenação motora. Esse obstáculo intransponível moldou praticamente a sua caminhada educacional, mas o jovem não permitiu que isso definisse o seu futuro. Por graças, ele recebeu muito apoio familiar e tratamento médico adequado. Assim, foi possível que ele se preparasse bem para os desafios que ainda estavam por vir.

Durante esse tempo, sua mãe, Irene, portadora de fibromialgia - síndrome que apresenta sintomas como dores intensas pelo corpo, além de fadiga, indisposição e sono não reparador - dedicou-se ao seu bem-estar, sacrificando suas próprias aspirações educacionais. Ela deixou os cadernos e livros de lado por duas décadas, mas não os seus sonhos. Quando o filho começou a se preparar para o vestibular, ela retomou os estudos e, com determinação, passou a acompanhar Vitor na sua jornada rumo à graduação.

Mãe e filho são aprovados em Engenharia Elétrica
Imagem de acervo pessoal reproduzida de G1

A emoção da aprovação

No verão de 2024, finalmente veio a boa notícia. Irene e Vitor foram aprovados para Engenharia Elétrica no vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu.

Mãe e filho são aprovados em Engenharia Elétrica
Imagem reproduzida de O Bem Dito

É claro que esse momento foi de pura emoção e orgulho para a família. A realização desse feito notável de mãe e filho é fruto desse esforço e dedicação para perseguir seus objetivos, além de união e paixão pelo conhecimento. Agora, essa história inspira outros que sonham também em ingressar nas engenharias, independentemente dos obstáculos que encontrem pelo caminho. E mais, é um testemunho do poder da dedicação e do apoio mútuo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Irene e Vitor, mãe e filho, compartilharam aulas, desafios, dúvidas, aprendizados e muitos momentos de estudo. Eles encontraram na parceria uma fonte de motivação. Enquanto Vitor se destacou na ampla concorrência, Irene conquistou sua própria vitória, com muita força e resiliência.

Mãe e filho são aprovados em Engenharia Elétrica
Imagem divulgação Unioeste via Terra

Veja Também: Mãe consciente cria giz de cera sustentável feito de vegetais para a diversão da filha

A paixão pela Engenharia Elétrica

A escolha por um curso de Engenharia Elétrica no vestibular parecia bastante natural para Irene e Vitor. A mãe já era encantada pela área. Mas sua maior motivação era poder se aprofundar no universo que tanto motivava seu filho, que sempre se sentiu atraído por mecanismos robotizados. Agora, ela se sente feliz em retomar suas atividades educacionais ao lado de quem mais ama.

A saber, Vitor foi classificado em 10º lugar na ampla concorrência e Irene conquistou o 2º lugar nas vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs). Os dois olham para o futuro com muito otimismo. Eles pretendem honrar a oportunidade, almejando se tornar excelentes profissionais. E nós, do Engenharia 360, só podemos lhes desejar a maior boa-sorte e grande sucesso!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Terra, G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo