Engenharia 360

MacBook é bom para usar na Engenharia e Arquitetura?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 19/08/2022 | Atualizado em 25/09/2022 3 min

MacBook é bom para usar na Engenharia e Arquitetura?

por Simone Tagliani | 19/08/2022 | Atualizado em 25/09/2022
Engenharia 360

Dizem que, por muito tempo, os usuários do computador Macbook se frustravam com problemas recorrentes não resolvidos pela Apple, como incompatibilidade de softwares de projetos com o sistema operacional, por exemplo. Contudo, a maioria dos programas agora é ligada à tecnologia de nuvem. Por isso, a atenção dos consumidores pode ser voltada para as qualidades da máquina, além do seu incrível design. Então, o Mac voltou a ser considerado uma excelente opção para quem trabalha com Engenharia e Arquitetura! Saiba mais no texto a seguir!

macbook
Imagem reproduzida de Olhar Digital

O que considerar na hora de escolher um modelo de Macbook

O fato do Macbook ser um computador portátil já justifica estar na lista de compras de engenheiros e arquitetos. Contudo, é óbvio que devemos considerar muito mais do que praticidade de deslocamento em um computador profissional, não é mesmo?

  • Primeiro analisar que processador utiliza, como o i9 – inclusive porque isso vai ajudar ou atrapalhar o funcionamento de softwares de renderização, que exigem mais de um núcleo.
  • Também a memória RAM da máquina – nesse caso, o mínimo deve ser 16 GB, sendo o ideal entre 64 GB e 8 TB.
  • Espaço de disco, algo essencial para modelagem 3D, BIM e renderização de projetos.
  • Tamanho de tela – indicamos 16 polegadas.
  • E, por fim, ação de bateria – preferencialmente de lítio, algo em torno de 100 watts/hora seria o sonho, podendo o profissional trabalhar 11 horas ininterruptas.

Levando em conta tudo isso, o MacBook Pro é a melhor opção para quem busca um desempenho incomparável!

Anote aí! Se optar por comprar um MacBook para você, saiba que o modelo escolhido de máquina deve ter o melhor desempenho, sobretudo se for trabalhar nele com projetos de Engenharia e Arquitetura. De acordo com a IBM, a Apple, com toda a sua eficiência e produtividade em tecnologia, oferece produtos com pouquíssima manutenção. Ou seja, apostar nela é um ótimo custo-benefício!

A saber, hoje, as 500 empresas mais bem sucedidas dos Estados Unidos usam a Apple!

Inclusive, saiba que a Apple é uma das marcas que dá maior suporte aos usuários. As atualizações de softwares são praticamente automáticas. E qualquer instalação acontece em segundo plano, sem interferir no desempenho do computador – como lentidão, que é algo comum de acontecer nas máquinas com Windows.

Os softwares de Engenharia e Arquitetura que funcionam bem no Macbook

Atualmente, a maioria dos softwares de Engenharia e Arquitetura roda muito bem no sistema Windows. Mas o sistema Apple também tem sido aprimorado para isso. Eis os programas de projetos que funcionam em Macbook:

  • SketchUp Pro: software de CAD para modelagem 3D, fácil de usar, e que pode ser usado desde os estágios iniciais de projetos até o final das construções.
  • AutoCad: software que serve perfeitamente para planejamentos de manufatura, arquitetura, engenharia, industrial, e mais.
  • SkyCiv: software baseado em nuvem para planejamento, análise e modelagem 3D de engenharia estrutural.
  • OnShape: sistema de CAD para SolidWorks, também baseado em nuvem.
  • SimScale: software de engenharia em nuvem completa, permitindo os usuários criar projetos por meio da Dinâmica de Fluidos Computacional, Análise de elementos finitos e análise térmica por meio de um navegador da web.
macbook
Imagem reproduzida de TudoCelular

Fontes: Skyciv, Malubu Shop.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo