Nesta segunda-feira, 29 de agosto, a NASA cancelou o lançamento da sua missão não tripulada Artemis 1. Como a própria agência expressou por meio de nota mais tarde: "Segurança em primeiro lugar."! As equipes tem que, agora, coletar todos os dados necessários e manter o público informado sobre a próxima tentativa de lançamento.
As etapas da missão Artemis
De fato, todos devem manter a calma, pois este é só o início de uma jornada, a primeira etapa de um grande projeto que envolve a missão Artemis 2 (para 2024), que levará uma tripulação em uma jornada ao redor da Lua, e a missão Artemis 3 (para 2025), que será a primeira missão a levar humanos de volta à superfície do satélite desde 1972, com a Apollo 17. Será uma super oportunidade de estudar mais uma profundamente um solo pouco explorado, como também começar os preparativos para a viagem à Marte, testando equipes para atividades futuras.
A saber, a missão inaugural, que deveria ter acontecido hoje, serviria para testar o novo foguete Space Launch System, a nave Orion e outros componentes à frente das missões Artemis 2 e Artemis 3.
Os locais de pouso da Artemis 3
Em 2025, se tudo der certo, nós veremos o próximo homem e a primeira mulher a pousar na Lua; a proposta da
agência espacial também é a de incluir a diversidade racial na realização de toda a missão. Estão programados 13 possíveis regiões de pouso no polo sul lunar, perto de uma região permanentemente sombreada e com características geológicas "intrigantes", mas longe de espaços já explorados por humanos - ou seja, bem longe dos locais da Apollo.
LEIA MAIS
Por que uma região sombreada? É porque se precisa do mínimo de luz como fonte de energia e proteção para os astronautas nas variações extremas de temperatura que ocorrem na Lua.
Foi considerado para escolha de locais de pouso: a acessibilidade, o terreno, a iluminação e a capacidade de comunicação com a Terra.
A NASA tem intenção de que as tripulações possam aprender mais sobre a composição, profundidade e quantidade de gelo de água na Lua. As áreas escolhidas para a realização de análises científicas ficam a seis graus de latitude do polo sul do satélite. E cada local corresponde a todas as oportunidades de lançamento possíveis para o Artemis 3 - uma vez que as áreas de pouso estão intimamente conectadas quando uma espaçonave decola da Terra.
Fontes: Globo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.