Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

5 livros de finanças que todo Engenheiro deveria ler | Lista 360

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 25/03/2020 3 min

5 livros de finanças que todo Engenheiro deveria ler | Lista 360

por Jéssica Dias | 25/03/2020
Copiado!

Saber gerir suas próprias finanças é essencial para qualquer engenheiro: o tripé poupar, investir e gerar mais renda é o fundamento para alcançar a independência financeira, para aqueles que assim o querem. Sabendo disso, trago hoje 5 livros que podem te ajudar a entender melhor do assunto e seja bem-sucedido em todos seus empreendimentos.

O engenheiro é um profissional chave na cadeia produtiva e é importante que, mais que dominar sua própria área de expertise – engenharia de produção, civil ou mecânica, por exemplo -, saiba permear por outras áreas do conhecimento, como as finanças.

Tanto para os que optam por ter a própria empresa quanto para aqueles que seguem a carreira corporativa ou acadêmica, tais conhecimentos são úteis para gerir as finanças pessoais e/ou as do empreendimento: ter um plano para aposentadoria e entender conceitos como fluxo de caixa, elaboração de orçamentos e investimentos de renda fixa ou variável são grandes aliados de um engenheiro de sucesso.

Uma das formas de absorver estes princípios é através dos livros, tais como os listados abaixo.

1. Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi)

De todos os livros de finanças que li, este foi o melhor. Neste livro Cerbasi apresenta um plano específico por faixa etária para a administração das finanças. Além disso, para cada modalidade existente de aposentadoria, o autor enumera pontos fortes e fracos. Realmente vale a leitura.

Livro "Adeus, Aposentadoria"
Imagem: Editoria Sextante.

2. Quem pensa enriquece (Napoleon Hill)

Clássico no mundo das finanças, a obra “Quem pensa enriquece” é resultado de 25 anos de pesquisa do autor e enumera os princípios de sucesso descobertos durante este tempo. É um livro bastante interessante, pois não apenas fala sobre como enriquecer, mas também aborda temática de sucesso, fracasso e o papel dos pensamentos em todo este processo.

Livro "Quem pensa enriquece"
Imagem: Livraria Cultura

3. Mais tempo, mais dinheiro (Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi)

Fruto de uma colaboração entre alguns dos maiores especialistas em finanças e produtividade do Brasil, respectivamente, o livro traz ambas as perspectivas no trato do tema, o que torna o livro bastante interessante. Ao longo da obra os autores falam sobre ciclos de sobrevivência, prosperidade e frustração e apresentam diversas maneiras de encontrar mais equilíbrio na vida, de modo a ter mais tempo e mais dinheiro.

Livro "Mais tempo, mais dinheiro"
Imagem: Editora Sextante

4. Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Outro clássico no universo financeiro, o livro de T. Harv Eker é indicado para os iniciantes no tema, pois aborda bastante o mindset da riqueza e hábitos das pessoas bem sucedidas. O autor fala sobre a influência das informações sobre dinheiro recebidas durante a infância e também oferece sugestões de como colocar em prática os princípios elucidados ao longo da obra.

Livro "Os Segredos da Mente Milionária"
Imagem: Magazine Luiza

O homem mais rico da Babilônia (George C. Clason)

A obra de George C. Clason, ao contar a história de como um escriba se tornou o homem mais rico de seu tempo, aborda os princípios que regem o dinheiro. O autor fala sobre como evitar a falta do dinheiro e sobre como cultivar habilidades essenciais para o sucesso financeiro, entre outras ferramentas.

Livro "O homem mais rico da Babilônia"
Imagem Submarino

Já leu alguns dos livros mencionados? Tem algum outro para nos indicar? Comente abaixo!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Formada em Engenharia de Produção, apaixonada por melhoria de processos e tecnologia. Adoro ler e compartilhar aprendizados.

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários