Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Por que educação financeira é importante para Engenharia? | Entrevista 360 com Marcello Popoff, da Lifetime Investimentos

por Eduardo Mikail | 06/02/2020
Copiado!

Você já ouviu falar em educação financeira? Esse é um assunto sério que tem tudo a ver com a Engenharia. Para comprovar, nós vamos falar um pouco sobre como a ela é importante para a Engenharia (e para todo mundo). Nós também entrevistamos Marcello Popoff, um dos fundadores da Lifetime Investimentos, que conta tudo sobre o assunto.

O que é educação financeira?

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a educação financeira consiste no “processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro“.

imagem de pilhas de moedas e lápis amarelos
Imagem: nhpr.com

Educação financeira vai muito além de cortar gastos e reduzir as despesas. Além disso, ela pode ajudar não só a gerir o próprio negócio, como também a vida pessoal.

Quem acha que está só juntando dinheiro e acumulando menos boletos também precisa de educação financeira: você pode aprender a gerenciar melhor seu dinheiro e a investir (mesmo para quem tem medo). Entender quais ações devem ser tomadas para ter segurança no futuro é essencial.

Quando olhamos para a situação do Brasil, nos deparamos com um número assustador de pessoas inadimplente. De acordo com dados do SERASA, havia 63,8 milhões de inadimplentes do Brasil em 2019, totalizando uma dívida de 226,6 milhões (uma redução de 3,3% em relação ao mesmo período de 2018).

cofre de porquinho em cima de livros com quadro negro com equações ao fundo
Imagem: finance-monthly.com

Esse alto índice de inadimplência tem várias causas e uma delas é o fato de que a população não tem informação e orientação adequadas sobre finanças. Esse é um fator que independe da renda: não é comum ver as disciplinas de educação financeira nas escolas ou nas universidades. Quando ela existe, normalmente é rasa e não dá uma base ideal.

Vamos falar de educação financeira?

Conversar sobre finanças não é só para quem gosta, é algo extremamente necessário. Além disso, não é um assunto tedioso como muita gente pensa e, quando você começa a entender, tudo começa a fazer sentido.

Sobre esse assunto, Marcello Popoff fala, em uma entrevista exclusiva para o Engenharia 360, sobre a importância da educação financeira, como as instituições financeiras buscam profissionais da Engenharia e também dá dicas de carreira para quem quer seguir carreira no mercado financeiro e para quem tem interesse nessa área.

Confira também a entrevista em versão podcast:

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários