Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba quais são os segredos de uma comunicação eficiente

por Dayra Liz | 14/04/2020
Copiado!

Você pode e deve se comunicar com excelência, se assim quiser. A comunicação tem o poder de te abrir portas… e de fechá-las também. Em vários momentos da sua vida você depende desta habilidade para conquistar diversos objetivos como conseguir um emprego, vender os seus serviços, ser promovido. Seu legado como engenheiro irá depender da qualidade e da forma com que você se comunica. 

aperto de mãos com plano de fundo da cidade

As empresas necessitam de colaboradores que possuem uma comunicação eficiente, que sabem trocar experiências e expor suas ideias para poderem evoluir. Você precisa da sua comunicação para se relacionar com as pessoas dentro do ambiente do trabalho para poder demonstrar o seu potencial e crescer. Mas é importante deixar claro que comunicar-se de forma eficiente não é um dom, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida.

As pessoas frequentemente pensam que o carisma é o mesmo que se comunicar com eficiência. O carisma é diferente de saber se comunicar, ser carismático envolve saber fazer a outra pessoa se sentir bem através de suas atitudes e palavras. Se comunicar bem é ter a mensagem que foi transmitida por você entendida. Existem 4 elementos que eu considero indispensáveis para uma comunicação de excelência:

Clareza

Quando falamos de clareza, significa algo claro, que é fácil de ser enxergado. Quando nos comunicamos com clareza, todas as informações necessárias foram comunicadas e foi certificado que a mensagem transmitida foi completamente entendida. Se você não quer gerar retrabalho, seja claro.

Objetividade

No ambiente de trabalho convivemos com excesso de informações. Para uma comunicação ser bem sucedida é fundamental entender que o tempo de qualquer pessoa é tão precioso quanto o seu. Antes de se comunicar, pense em qual mensagem você quer passar e retire tudo o que não for relevante, mantenha somente o essencial. Ao conversar com a pessoa, tenha foco para não desviar a atenção do objetivo principal. Evite transformar a conversa em um labirinto sem fim.

imagem de um labirinto contrário de objetividade na comunicação

Simplicidade

Ser simples na comunicação significa deixar a mensagem fácil de entender. Não adianta ser objetivo se você falar de forma complexa com o ouvinte. Vamos lembrar que utilizar palavras simples ao se comunicar economiza tempo e energia. A pessoa também fica mais apta a colaborar com você, já que você está utilizando palavras a ajudam entender o que foi dito. Ninguém merece consultar o dicionário para ter certeza do que foi pedido.

Conexão

Durante uma conversa de trabalho, é importante você demonstrar interesse genuíno pela pessoa e pela sua opinião. Antes de qualquer coisa, pergunte como ela está. Você também gera mais conexão com o ouvinte quando utiliza expressões e o vocabulário que ele também costuma utilizar. Lembre-se que os seres humanos são únicos. Cada um tem histórias, experiências, valores e pensamentos diferentes, por isto é importante você adaptar sempre que possível a sua comunicação de acordo com cada pessoa.

Provavelmente você já percebeu que se comunicar não é um bicho de 7 cabeças. Este é o básico de uma comunicação eficiente, mas é preciso treinar. Utilize todos os elementos e persista, é como qualquer outra habilidade, praticar é o segredo. 

Leia também: 5 dicas para melhorar suas habilidades de comunicação como engenheiro(a)

Copiado!
Engenharia 360

Dayra Liz Kwitko

Engenheira Mecânica, consultora e treinadora de Liderança. Além de ser apaixonada por carros, poker e xadrez, tem loucura pelo desenvolvimento humano. Acredita que a força motriz de uma empresa são seus colaboradores e que os engenheiros possuem um grande potencial para alcançar altos cargos e fazer a diferença como líderes. Sua especialidade é ajudar os engenheiros a ficarem em destaque em seus trabalhos.

Comentários