Engenharia 360

As melhores práticas em Big Data: o que as empresas líderes estão fazendo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/02/2023 | Atualizado em 31/05/2023 4 min
Imagem de GarryKillian em Freepik

As melhores práticas em Big Data: o que as empresas líderes estão fazendo?

por Redação 360 | 28/02/2023 | Atualizado em 31/05/2023
Imagem de GarryKillian em Freepik
Engenharia 360

O termo "Big Data" refere-se a dados que inundam as empresas diariamente e que são tão grandes, rápidos ou complexos que é difícil ou impossível processá-los com métodos tradicionais. Os profissionais especialistas na área sabem justamente como analisar estes dados para insights que levam a melhores decisões e movimentos estratégicos de negócios. Isso tem relação com Marketing, finanças, saúde, logística, entre outros setores da economia, que, de algum modo, impactam na eficiência, produtividade e tomada de decisões das companhias.

Veja Também: Você sabe o que é Big Data?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como Big Data está relacionada com Engenharia?

Big Data está relacionada com Engenharia de diversas formas. A seguir, apresentamos algumas das áreas de aplicação da tecnologia nesta profissão:

  • Manutenção preditiva: A análise de grandes volumes de dados pode ser usada para prever falhas em equipamentos e sistemas, permitindo que engenheiros realizem manutenção preventiva, reduzindo custos e aumentando a disponibilidade de equipamentos.
  • Projeto de produtos: A análise de dados de feedback de clientes pode ajudar os engenheiros a projetar produtos mais eficientes e adaptados às necessidades dos clientes.
  • Otimização de processos: A análise de dados de produção pode ajudar os engenheiros a identificar gargalos e ineficiências em processos, permitindo que eles os otimizem para aumentar a produtividade e reduzir custos.
  • Controle de qualidade: A análise de grandes volumes de dados de qualidade pode ajudar os engenheiros a identificar problemas de qualidade mais rapidamente e tomar medidas corretivas mais eficazes.
  • Gestão de projetos: A análise de dados de projetos anteriores pode ajudar os engenheiros a identificar problemas comuns e tomar medidas para evitá-los em projetos futuros.

Em resumo, o Big Data pode ajudar os engenheiros a coletar, analisar e usar dados para melhorar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade em diversas áreas da engenharia.

estratégias de Big Data
Imagem de jcomp em Freepik

Veja Também: Big data: como lidar com tantos dados na era da informação

Quais as estratégias de Big Data tendência para 2023?

Segundo pesquisa realizada pela Enterprise Strategy Group (ESG) com a empresa de software Splunk, em 2023, um dos focos de quem trabalha com Engenharia será 'segurança e negócios sobre o uso e estratégia de inovação com dados'. O relatório contou com o testemunho de líderes de TI de diversos países, como Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia. E o balanço final é de que o maior desafio das organizações não é o volume de dados, mas "como atender as necessidades e expectativas dos clientes que estão em constante mudança, a forte concorrência e os crescentes desafios de segurança".

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"A vasta quantidade de dados gerados diariamente pelos mais diversos sistemas numa empresa torna humanamente impossível a análise em tempo real.",

"Soluções em Big Data ajudam a minerar esses dados de forma a tomarem sentido e produzirem valor de volta para o negócio, mostrando, por assim dizer, o 'caminho das pedras'." 

- Daniel Luz, COO da beAnalytic (empresa de consultoria e outsourcing em Big Data analytics).

"Como superar a concorrência?"

A cada dia, as companhias precisam lançar mais novidades no mercado, o que representa mais dados que precisam ser geridos, exigindo, em muitos casos, uso de inteligência artificial. Esta gestão é, portanto, precisa; ela abre portas para que problemas surjam com frequência, mas permite que soluções e benefícios sejam encontrados na mesma medida. Por exemplo, usar dados para resolver problemas numa cadeia de suprimentos ajuda a reduzir os custos e aumentar os lucros.

Os líderes que utilizam dados para entender tendências de vendas, desempenho dos produtos e comportamento do cliente são mais propensos a afirmar que sua organização quase sempre toma melhores decisões do que os concorrentes.

"Como operacionalizar e monetizar dados?"

Empresas líderes operacionalizam uma porcentagem maior de seus dados em comparação com empresas intermediárias e iniciantes, com 66% delas relatando capturar, indexar e organizar dados e torná-los acessíveis para análise em tempo real e uso comercial. Além disso, a grande maioria das empresas líderes (98%) monetiza seus dados, com vários benefícios, incluindo maior lucratividade do que outras linhas de negócios, facilidade de venda e crescimento mais rápido, em comparação com empresas intermediárias e iniciantes.

"Como unir Big Data e Analytics?"

O Analytics é usado para processar e analisar o Big Data, transformando os dados brutos em informações úteis para as empresas tomarem decisões e obterem vantagem competitiva. Enquanto o Big Data lida com a coleta e o armazenamento de grandes quantidades de dados, o Analytics se concentra em extrair insights significativos a partir desses dados, ajudando as empresas a entenderem melhor seus clientes, melhorar seus processos, prever tendências e tomar decisões mais informadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Google Analytics é considerado hoje a ferramenta mais popular entre as empresas para análise de dados (analytics), utilizando técnicas de Big Data para coletar, processar e visualizar grandes quantidades de dados. Com o Google Analytics, é possível monitorar o tráfego de visitantes em um site, entender o comportamento dos usuários, analisar métricas de desempenho e identificar oportunidades de otimização. Além disso, o Google Analytics possui integrações com outras ferramentas de Big Data, como o Google BigQuery, permitindo a análise de grandes volumes de dados e a geração de insights mais avançados.

"Qualquer empresa pode e deve instrumentalizar sua Big Data para acompanhar os KPIs, estratégia à gestão, entender melhor o público-alvo e personalizar seus serviços e produtos.",

"Isso impulsiona a expansão, aumenta produtividade e lucro, fortalece a marca, fideliza clientes, e torna a empresa resiliente aos problemas que podem surgir ou a novas disrupções no mercado."

- Daniel Luz.

Dados imprimem cada vez mais sua importância no mercado, mostrando sua força transformativa por meio dos resultados. Se a sua empresa deseja inovar em dados, ela deve apostar em Big Data para um desenvolvimento rápido, vendas mais assertivas e maior resiliência. 

Veja Também:


Fontes: Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo