Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Big data: como lidar com tantos dados na era da informação

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 03/01/2015 2 min

Big data: como lidar com tantos dados na era da informação

por Jéssica Dias | 03/01/2015
Copiado!

Segundo um artigo publicado pela IBM em 2014, todos os dias são criados 2.5 quintilhões bytes de dados e 90% de todos os dados existentes foram criados há aproximadamente dois anos. Como as empresas podem lidar com tamanha complexidade e quantidade de dados, e, principalmente, tirar vantagem disso?

big-data-blog-da-engenharia

Big Data. Fonte: cloudtimes.org



Ao fenômeno da rápida expansão de dados brutos é dado o nome de Big Data. As ferramentas tradicionais de análise de dados não são mais adequadas para lidar com tamanha complexidade e diversidade de fontes – imagens, redes sociais, vídeos, etc -, já que grande parte desses dados, chamados não-estruturados, só poderia ser compreendida através do contexto, ou seja, só poderiam ser interpretados por humanos.
Para tratar apropriadamente esses novos tipos de dados, o Big Data Solutions, um conjunto de soluções tecnológicas está surgindo e precisa ser capaz de lidar com quatro dimensões, que é o que o diferencia da tecnologia da informação tradicional:

  •  gerenciamento de alto volume de dados;
  •  velocidade de processamento de dados, pois novos dados chegam constantemente;
  • variedade de dados, tanto estruturados quanto não-estruturados;
  • validar a veracidade de grandes quantidades de dados;

As Soluções Big Data são, então, complexos processamentos e relacionamentos de dados, análises avançadas e recursos de pesquisa em tempo real; as análises então saem dos laboratórios de pesquisa e são transferidos para os principais processos e funções das empresas, que podem ser beneficiadas das seguintes formas, entre outras:

  • Desenvolvendo ampla visão dos seus consumidores;
  • Entendendo análises operacionais;
  • Analisando informações outrora consideradas inúteis;
  • Identificando ameaças, fraudes e outros aspectos relacionados à segurança;

https://www.youtube.com/watch?v=N-wnzMAHx3U
 
Entende-se então que estamos vivendo uma revolução no modo como os dados são criados e manipulados, onde o Big Data está sendo reconhecido como uma forma de diferenciação, onde as empresas podem adquirir vantagens competitivas através das análises e também responder às demandas e mudanças rapidamente e, sobretudo, corretamente. O que ditará a viabilidade dessas soluções será o custo benefício entre a performance e o custo do sistema.


 
Referências: redbook.ibm.com, oglobo.globo.com, ibm.com

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários