Este artigo do Engenharia 360 aborda a história e a importância da Lei de Faraday. O texto destaca as contribuições da ciência para a compreensão dos fenômenos elétricos e magnéticos, e como essa lei é aplicada em tecnologias modernas como geradores elétricos e transformadores. Confira!
Antes, saiba que a indução eletromagnética foi descoberta independentemente por Michael Faraday e Joseph Henry em 1831. Faraday realizou experimentos com bobinas e descobriu que, ao variar o campo magnético, uma corrente elétrica era induzida na outra bobina. Assim, ele formulou a Lei de Faraday - que explicaremos melhor nos tópicos seguintes.
Veja Também:
Baterias Estacionárias em Microgeração vs. Energias Renováveis: Qual a Diferença?
O Sistema 'Por Unidade': O Que é e Como Funciona?
Os perigos ocultos da cidade: 9 elementos urbanos que emitem energias nocivas
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A importância e aplicação da Lei de Faraday e a criação das tecnologias modernas
Como explicamos antes, Faraday realizou seus experimentos para descobrir a indução eletromagnética observando o fenômeno da corrente induzida. Ele notou que ao ligar ou desligar uma bobina em uma barra de ferro com outras bobinas enroladas, uma corrente elétrica surgia nas bobinas quando havia variação no campo magnético. A saber, essa corrente induzida durava apenas por um curto período de tempo.
Anota aí: a corrente induzida é uma corrente elétrica que surge em um circuito devido à variação de um campo magnético! Assim, quando o fluxo magnético através de um circuito varia, uma força eletromotriz induzida é gerada, resultando em uma corrente elétrica no circuito.
A corrente induzida é diretamente proporcional à taxa de variação do campo magnético.
Resumindo, a Lei de Faraday formulada estabelece que a variação do fluxo magnético através de um circuito induzirá uma força eletromotriz nele. E justamente essa lei foi fundamental para o desenvolvimento, por exmeplo, dos dínamos e da produção de energia elétrica em larga escala.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A Lei de Faraday é representada matematicamente pela equação:
EMF = -dΦ/dt
Onde EMF representa a força eletromotriz induzida, dΦ/dt é a taxa de variação do fluxo magnético através do circuito e o sinal negativo indica que a força eletromotriz é induzida em uma direção oposta à variação do fluxo magnético.
Lei de Faraday em geradores e transformadores
Ainda sobre a aplicação da Lei de Faraday em tecnologias modernas, especificamente nos geradores elétricos, a energia mecânica é convertida em energia elétrica ao produzir uma variação do fluxo magnético, induzindo uma corrente elétrica no circuito. Nos transformadores, a Lei de Faraday é utilizada para induzir uma corrente em um enrolamento secundário com base na variação do campo magnético no enrolamento primário. Não perca, a seguir, a proposta de Lenz!
A relação entre a Lei de Lenz e a corrente induzida
Heinrich Lenz foi um físico que formulou a lei de Lenz com base nos trabalhos de Faraday, descrevendo a direção da corrente elétrica induzida em um condutor pela variação de um campo magnético. Enfim, é uma lei que consegue determinar bem que, quando o fluxo magnético aumenta, surge no circuito uma corrente induzida que cria um campo magnético induzido em sentido oposto ao do campo magnético que o circuito está imerso. Isso significa que a corrente induzida é gerada de forma a anular a variação do fluxo magnético. E, na prática, isso poderia ser percebido em interações entre um ímã e uma espira.
Veja Também:
Fontes: UOL, Toda Matéria.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.