Engenharia 360

A Inspiração por Trás da Lei de Faraday: Explorando o Fenômeno Eletromagnético

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/06/2023 | Atualizado em 23/06/2023 4 min
Imagem de vecstock em Freepik

A Inspiração por Trás da Lei de Faraday: Explorando o Fenômeno Eletromagnético

por Redação 360 | 14/06/2023 | Atualizado em 23/06/2023
Imagem de vecstock em Freepik
Engenharia 360

Este artigo do Engenharia 360 aborda a história e a importância da Lei de Faraday. O texto destaca as contribuições da ciência para a compreensão dos fenômenos elétricos e magnéticos, e como essa lei é aplicada em tecnologias modernas como geradores elétricos e transformadores. Confira!

Antes, saiba que a indução eletromagnética foi descoberta independentemente por Michael Faraday e Joseph Henry em 1831. Faraday realizou experimentos com bobinas e descobriu que, ao variar o campo magnético, uma corrente elétrica era induzida na outra bobina. Assim, ele formulou a Lei de Faraday - que explicaremos melhor nos tópicos seguintes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lei de Faraday
Imagem de evening_tao em Freepik

Veja Também:

Baterias Estacionárias em Microgeração vs. Energias Renováveis: Qual a Diferença?

O Sistema 'Por Unidade': O Que é e Como Funciona?

Os perigos ocultos da cidade: 9 elementos urbanos que emitem energias nocivas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A importância e aplicação da Lei de Faraday e a criação das tecnologias modernas

Como explicamos antes, Faraday realizou seus experimentos para descobrir a indução eletromagnética observando o fenômeno da corrente induzida. Ele notou que ao ligar ou desligar uma bobina em uma barra de ferro com outras bobinas enroladas, uma corrente elétrica surgia nas bobinas quando havia variação no campo magnético. A saber, essa corrente induzida durava apenas por um curto período de tempo.

Anota aí: a corrente induzida é uma corrente elétrica que surge em um circuito devido à variação de um campo magnético! Assim, quando o fluxo magnético através de um circuito varia, uma força eletromotriz induzida é gerada, resultando em uma corrente elétrica no circuito.

A corrente induzida é diretamente proporcional à taxa de variação do campo magnético.

Resumindo, a Lei de Faraday formulada estabelece que a variação do fluxo magnético através de um circuito induzirá uma força eletromotriz nele. E justamente essa lei foi fundamental para o desenvolvimento, por exmeplo, dos dínamos e da produção de energia elétrica em larga escala.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lei de Faraday
Imagem reproduzida de Toda Matéria

A Lei de Faraday é representada matematicamente pela equação:

EMF = -dΦ/dt

Onde EMF representa a força eletromotriz induzida, dΦ/dt é a taxa de variação do fluxo magnético através do circuito e o sinal negativo indica que a força eletromotriz é induzida em uma direção oposta à variação do fluxo magnético.

Lei de Faraday em geradores e transformadores

Ainda sobre a aplicação da Lei de Faraday em tecnologias modernas, especificamente nos geradores elétricos, a energia mecânica é convertida em energia elétrica ao produzir uma variação do fluxo magnético, induzindo uma corrente elétrica no circuito. Nos transformadores, a Lei de Faraday é utilizada para induzir uma corrente em um enrolamento secundário com base na variação do campo magnético no enrolamento primário. Não perca, a seguir, a proposta de Lenz!

Lei de Faraday
Imagem de vecstock em Freepik
Lei de Faraday
Imagem reproduzida de InfoEscola

A relação entre a Lei de Lenz e a corrente induzida

Heinrich Lenz foi um físico que formulou a lei de Lenz com base nos trabalhos de Faraday, descrevendo a direção da corrente elétrica induzida em um condutor pela variação de um campo magnético. Enfim, é uma lei que consegue determinar bem que, quando o fluxo magnético aumenta, surge no circuito uma corrente induzida que cria um campo magnético induzido em sentido oposto ao do campo magnético que o circuito está imerso. Isso significa que a corrente induzida é gerada de forma a anular a variação do fluxo magnético. E, na prática, isso poderia ser percebido em interações entre um ímã e uma espira.

Lei de Faraday
Imagem reproduzida de Mundo Educação - UOL
Lei de Faraday
Imagem reproduzida de Educação Globo

Veja Também:


Fontes: UOL, Toda Matéria.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo