Júpiter, que é um planeta gasoso, é o quinto mais próximo do Sol. Proporcionalmente, ele tem um milésimo da massa solar. Porém, mesmo assim, é o maior planeta do sistema, tendo 2,5 vezes a massa de todos os seus planetas vizinhos junto. Claro que, com todo esse tamanho, seria impossível um telescópio tão poderoso como o telescópio espacial internacional James Webb deixar de fazer um registro, não é mesmo?
Pois justamente na manhã de 22 de agosto, o James Webb conseguiu capturar, por meio de três filtros da sua Near-Infrared Camera (NIRCam), imagens em infravermelho de Júpiter e as enviou para a central da NASA, a agência espacial norte-americana. Inclusive, com tamanha resolução, é possível ver com perfeição sua grande Mancha Vermelha - ou tempestade -, destacando suas diferentes faixas de cor. Também é possível ver algumas das luas do planeta e seus anéis, fora galáxias ao redor. É mesmo surpreendente!
"Não esperávamos que (as imagens) fossem tão boas, para ser honesto." - disse um professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, em reportagem de G1.
Por que infravermelho? A NASA explica que é para captar o que, ao olho humano, é invisível. Claro que para criar a imagem final, os cientistas precisam traduzir os dados para o espectro visível. Confira o resultado!
Segundo a NASA, as observações do James Webb sobre Júpiter darão aos astrônomos ainda mais pistas sobre o gigante gasoso.
Fontes: G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.