Engenharia 360

Telescópio James Webb faz registros do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 2 min

Telescópio James Webb faz registros do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter

por Redação 360 | 24/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360
Júpiter, que é um planeta gasoso, é o quinto mais próximo do Sol. Proporcionalmente, ele tem um milésimo da massa solar. Porém, mesmo assim, é o maior planeta do sistema, tendo 2,5 vezes a massa de todos os seus planetas vizinhos junto. Claro que, com todo esse tamanho, seria impossível um telescópio tão poderoso como o telescópio espacial internacional James Webb deixar de fazer um registro, não é mesmo?
imagens captadas pelo James Webb
Imagem reproduzida de Yahoo Notícias

Pois justamente na manhã de 22 de agosto, o James Webb conseguiu capturar, por meio de três filtros da sua Near-Infrared Camera (NIRCam), imagens em infravermelho de Júpiter e as enviou para a central da NASA, a agência espacial norte-americana. Inclusive, com tamanha resolução, é possível ver com perfeição sua grande Mancha Vermelha – ou tempestade -, destacando suas diferentes faixas de cor. Também é possível ver algumas das luas do planeta e seus anéis, fora galáxias ao redor. É mesmo surpreendente!

“Não esperávamos que (as imagens) fossem tão boas, para ser honesto.” – disse um professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, em reportagem de G1.

Por que infravermelho? A NASA explica que é para captar o que, ao olho humano, é invisível. Claro que para criar a imagem final, os cientistas precisam traduzir os dados para o espectro visível. Confira o resultado!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

imagens captadas pelo James Webb
Imagem reproduzida de UOL
imagens captadas pelo James Webb
Imagem reproduzida de CNN Brasil
imagens captadas pelo James Webb
Imagem reproduzida de Terra

Segundo a NASA, as observações do James Webb sobre Júpiter darão aos astrônomos ainda mais pistas sobre o gigante gasoso.


Fontes: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo