Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Invenção carrega baterias em segundos

por Gilberto Batisti Junior | 26/05/2013

intel_award_blog_da_engenharia

A estudante americana Eesha Khare, de Saratoga, Califórnia, inventou um aparelho capaz de carregar baterias como a de seu celular em até 30 segundos. Segundo a estudante de 18 anos, a ideia veio após ela se cansar de seus problemas com a bateria do celular.

A estudante criou um supercapacitor que além de carregar mais rápido que as baterias convencionais, tem seu uso flexível, como em tecidos e telas, e suporta até 10 vezes mais ciclos de recargas que as normais.

O capacitor atua na bateria do equipamento, e é possível aplicá-lo em baterias de veículos, com certa alteração. A ideia é que o invento seja utilizado em breve pela indústria de eletrônicos, o que resolveria um dos maiores problemas do ramo.

A invenção foi uma das vencedoras do prêmio Jovem Cientista Intel, e rendeu à Eesha US$50 mil para novos projetos. Além da grande recompensa e reconhecimento, sem dúvidas ela é um exemplo para estudantes que almejam sucesso e buscam o que querem.

Prêmio Jovem Cientista no Brasil

Aproveitando o assunto, posso recomendar que visitem a página do Prêmio Jovem Cientista, que vem sendo realizado pelo CNPq desde 1981. O prêmio busca revelar talentos brasileiros, investir em jovens e estudantes, além de estimular a pesquisa e produção científica no país.

premio_jovem_cientista_blog_da_engenharia

Neste ano, o tema é “Água: Desafios da Socieade”, e os prêmios somam mais de R$700 mil, além de bolsas de estudos para os vencedores. Para participar, basta se cadastrar no site, sendo estudante do Ensino Médio, de Graduação ou ser Mestrando ou Doutorando.

Comentários