Engenharia 360

xAI: a IA não politicamente correta de Elon Musk que desafia Google e OpenAI

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/07/2023 | Atualizado em 19/09/2023 4 min
Imagem reproduzida de SoCientífica

xAI: a IA não politicamente correta de Elon Musk que desafia Google e OpenAI

por Redação 360 | 26/07/2023 | Atualizado em 19/09/2023
Imagem reproduzida de SoCientífica
Engenharia 360

Sabia que a trajetória profissional de Elon Musk está bastante relacioada com o desenvolvimento da tecnologia de Inteligência Artificial? Recentemente, o empresário lançou nas mídia a xAI, uma nova IA que promete ser uma alternativa mais confiável à OpenAI, Google e Microsoft. Aliás, a xAI foi estabelecida formalmente como objetivo de "entender a verdadeira natureza do universo". Será mesmo?

Bem, vale destacar que Elon Musk se envolveu inicialmente com Inteligência Artificial ao fundar a OpenAI, uma organização de pesquisa em IA, em dezembro de 2015. A motivação por trás disso era avançar no campo da Inteligência Digital e beneficiar a humanidade sem restrições para gerar retorno financeiro. Só a história parece ter mudado? Veja a seguir, no Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia xAI
Imagem reproduzida de xAI via Creative Bloq

Qual a visão de Elonk Musk sobre Inteligência Artificial?

No começo de 2023, vários especialistas, incluindo Elon Musk, pediram interrupção nas pesquisas de sistemas de Inteligência Artificial como ChatGPT.

A verdade é que Musk deixou a OpenAI em 2018 sob circunstâncias pouco claras. Algumas fontes sugerem que ele saiu devido a conflitos de interesse, já que a Tesla, outra empresa de Musk, estava se concentrando mais em IA. Houve também relatos de conflitos com outros membros da diretoria e equipe em relação à abordagem da OpenAI em relação à segurança da IA.

Agora, o próprio Elon Musk afirma que a xAI, sua nova empresa de Inteligência Artificial, não será politicamente correta. Ele chegou a dizer que treinar uma IA para ser politicamente correta pode ser perigoso, pois poderia levar a uma limitação da liberdade de expressão da IA. Pode isso?

Veja Também: De tradução de textos antigos a mapeamento de danos da Covid-19: a contribuição da IA

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem serão os principais concorrentes da xAI?

Os principais concorrentes da xAI são, hoje, a OpenAI, Google e Microsoft, empresas que também estão atuando no campo da Inteligência Artificial e desenvolvendo sistemas avançados.

Segundo Musk, a diferença entre a xAI e a OpenAI é que a xAI não será negociada publicamente e, portanto, não estará sujeita aos incentivos baseados no mercado nem às pressões relacionadas ao ESG (ambiental, social e governança) que podem influenciar as empresas públicas. Se podemos acreditar nesse discurso...

Por outro lado, Musk enfatizou a importância da regulamentação da IA para a empresa, mas não deu detalhes concretos sobre como isso seria implementado.

A saber, a equipe da xAI será liderada por Dan Hendrycks, um pesquisador e líder da Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos que visa reduzir os riscos associados à IA.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como deve funcionar a nova tecnologia de Inteligência Artificial xAI?

Em sua apresentação, Elon Musk deu poucos detalhes sobre a nova empresa de Inteligência Artificial chamada xAI. Ele apenas mencionou que a xAI usará tweets públicos para treinamento, o que é algo que muitas empresas de IA, grandes e pequenas, já fizeram ILEGALMENTE. Aliás, o empresário bem chegou a revelar informações concretas sobre o tipo de ferramenta que a xAI vai oferecer, quando estará disponível, quem poderá acessá-la ou se será gratuita. Ele também não apresentou uma demonstração visual de como a xAI vai funcionar. É muito mistério, não é mesmo?

É importante dizer que Musk mencionou que a xAI deve construir uma "boa AGI" (Inteligência Artificial Geral).

tecnologia xAI
Imagem reproduzida de Blog da NVIDIA
tecnologia xAI
Imagem reproduzida de Big Data Vietnam

AGI é a sigla para "Inteligência Artificial Geral". Seria uma tecnologia que busca alcançar um nível de inteligência semelhante ao humano, capaz de realizar uma ampla gama de tarefas de maneira autônoma e inteligente. Portanto, a xAI entra na corrida para construir a AGI, buscando desenvolver máquinas com inteligência ao nível humano. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história!

Nota: Em reprotagem de CNN Brasil, a advogada Alessandra Borelli, do Opice Blum Advogados, enfatizou a necessidade de regulamentar a Inteligência Artificial. Ela destaca que estamos em contato com a IA desde antes do ChatGPT e que já existem leis, como o marco civil da internet e a Lei Geral de Proteção de Dados, que podem ser aplicadas a condutas de mau uso da IA. Portanto, juridicamente, não estamos desamparados, mas é crucial que as empresas envolvam todos os departamentos para garantir o cumprimento das regras.

Veja Também:


Fontes: R7, Olhar Digital, Exame.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo