Engenharia 360

Lensa, Dall-E 2 e Baseten: conheça estes recursos digitais que usam IA para edição de imagens

Engenharia 360
por Redação 360
| 01/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Lensa, Dall-E 2 e Baseten: conheça estes recursos digitais que usam IA para edição de imagens

por Redação 360 | 01/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Estamos vivendo uma nova era, em que temos disponível vários recursos digitais facilitadores de tarefas. Aliás, com uma ajudinha da Inteligência Artificial (IA), novas funcionalidades vêm sendo oferecidas em plataformas e aplicativos. Isso inclui a manipulação de imagens! E as possibilidades de resultados são infinitas e variam conforme a criatividade do usuário. Conheça agora quais os recursos oferecidos por Lensa, Dall-E 2 e Baseten!

O aplicativo de edição de imagens Lensa

Lensa é uma febre no Instagram! As pessoas realmente têm a ideia de criar avatares realísticos de si através deste aplicativo. Ele foi lançado em 2016, mas só viralizou agora. O seu sistema permite edição de imagens, aplicando efeitos e melhorando as imperfeições em selfies. E isso é possível graças à IA. Então, sim, a edição é automatizada! E… fácil, claro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A função Magic Avatare permite criar avatares realísticos do zero. “Os resultados finais dependerão muito de como você segue rigorosamente os requisitos.”, é o que explica a plataforma. “O tipo de IA que utilizamos (…) pode gerar artefatos, imprecisões e defeitos nas imagens resultantes, e isso está fora do nosso controle. Portanto, esteja ciente e aceita esse risco antes de continuar.”, completa.

inteligência artificial para edição de imagens
Imagem reproduzida de Gizmodo
inteligência artificial
Imagem reproduzida de TechTudo

Veja Também: Ferramenta da Google transforma qualquer texto em imagens fotorrealistas

A ferramenta online Dall-E 2

A proposta do Dall-E 2 já é bem diferente. Ele usa IA para criar imagens por meio de descrições textuais. Ou seja, basta o usuário descrever suas ideias e criar ilustrações a partir das suas palavras fornecidas à ferramenta online. Este serviço também viralizou neste ano. E para usar, as pessoas precisam se inscrever num sistema de compra de créditos. Ao acessar o site pela primeira vez, o usuário recebe 50 créditos gratuitamente. Cada crédito permite gerar uma rodada com quatro imagens, editar uma imagem já produzida (inpainting) ou estender uma imagem já gerada (outpainting) para obter novos resultados.

inteligência artificial
Imagem reproduzida de Hardware
inteligência artificial
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Veja Também: 17 imagens satisfatórias para engenheiros e arquitetos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O incrível serviço de restauro de fotos do Basaten

Para finalizar, precisamos falar do Baseten. Este é um site que usa IA para fazer restaurações de imagens degradadas pelo tempo – principalmente aquelas em preto e branco – em alta definição. Funciona assim: por meio do sistema GFP-GAN de algoritmo, ele compara o resultado com a imagem original, mostrando um “antes e depois”, fazendo ajustes digitais específicos, alterando tonalidades de cor, contraste e resolução. Por exemplo, dá para remover ruídos e granulações, típicos das capturas analógicas. Isso vale sobretudo para fotos faciais, embora o site também suporte melhora de fotos de paisagens.

inteligência artificial
Imagem reproduzida de TechTudo
inteligência artificial
Imagem reproduzida de SoftDownload

Veja Também: A Engenharia retratada por 27 imagens captadas em lente macro


Fontes: Startupi, Techtudo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo