Engenharia 360

Vestibular do Instituto Militar de Engenharia está com inscrições abertas

Engenharia 360
por Fabrício Silva
| 31/07/2020 2 min

Vestibular do Instituto Militar de Engenharia está com inscrições abertas

por Fabrício Silva | 31/07/2020

Já pensou em ser um Engenheiro Militar formado no Instituto Militar de Engenharia? Saiba mais sobre como participar do concurso de admissão aos cursos de formação e graduação do IME.

Engenharia 360

Já pensou em ser um Engenheiro Militar formado no Instituto Militar de Engenharia? Saiba mais sobre como participar do concurso de admissão aos cursos de formação e graduação do IME.

Se o seu sonho é estudar no Instituto Militar de Engenharia, o IME, aproveita! Ele está com as inscrições abertas para vários cursos de Engenharia.

Os cursos do IME

Localizado no Rio de Janeiro, ''O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.''

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O CFG (Curso de Formação e Graduação) no IME tem duração de cinco anos letivos e é destinado aos brasileiros com o ensino médio completo. Tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar.

Instituto militar de engenharia ime campus prédio
Imagem: jcconcursos.uol.com.br

De acordo com o IME, no CFG são oferecidos dois tipos de cursos que graduam engenheiros dentre as especialidades oferecidas, definidas anualmente pelo Estado Maior do Exército (EME). São eles:  

  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM): destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar;
  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (QEM): destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar.

E as respectivas especialidades de engenharia oferecidas atualmente pelo IME são:

  • Fortificação e Construção (Eng. Civil);
  • Elétrica;
  • Eletrônica;
  • Comunicações;
  • Mecânica e de Armamento;
  • Mecânica e de Automóveis;
  • Materiais;
  • Química;
  • Cartografia; 
  • Computação.

Sem deixar de esquecer do ciclo básico, que corresponde aos 2 primeiros anos do curso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Inscrições 2020:

As inscrições são feitas através do site do IME e estão abertas desde o dia 02/07 até 18/08, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Além do ensino médio completo, e ser brasileiro(a) nato(a), os candidatos devem ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Também devem possuir altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima de 1,55m, além de outros requisitos. As informações completas do CA/CFG, inclusive a relação de vagas oferecidas, se encontram disponíveis no edital no site do IME.

Vale destacar, que além da graduação, o instituto também ministra cursos de pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Também como benefícios, oferece aos seus alunos fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo, claro que com particularidades para alunos da ativa e da reserva.

Certamente que os cursos do IME possuem excelência, tornando-o concurso como um dos mais disputados do país, onde o nível de avaliação (em todo o processo de aprovação), tanto pela concorrência de vagas, mas também na aplicação das provas intelectuais, físicas etc, é muito elevado, onde se exige muito dos candidatos, em todos os aspectos.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já teve vontade de estudar no Instituto Militar de Engenharia? Conta para a gente nos comentários!

Comentários

Engenharia 360

Fabrício Silva

Engenheiro Mecânico, Pós Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho e Eletrotécnico. Baiano, tricolor, amante de um bom samba e uma resenha de qualidade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo