Engenharia 360

Vestibular do Instituto Militar de Engenharia está com inscrições abertas

Engenharia 360
por Fabrício Silva
| 31/07/2020 2 min

Já pensou em ser um Engenheiro Militar formado no Instituto Militar de Engenharia? Saiba mais sobre como participar do concurso de admissão aos cursos de formação e graduação do IME.

Vestibular do Instituto Militar de Engenharia está com inscrições abertas

por Fabrício Silva | 31/07/2020

Já pensou em ser um Engenheiro Militar formado no Instituto Militar de Engenharia? Saiba mais sobre como participar do concurso de admissão aos cursos de formação e graduação do IME.

Engenharia 360

Se o seu sonho é estudar no Instituto Militar de Engenharia, o IME, aproveita! Ele está com as inscrições abertas para vários cursos de Engenharia.

Os cursos do IME

Localizado no Rio de Janeiro, ”O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O CFG (Curso de Formação e Graduação) no IME tem duração de cinco anos letivos e é destinado aos brasileiros com o ensino médio completo. Tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar.

Instituto militar de engenharia ime campus prédio
Imagem: jcconcursos.uol.com.br

De acordo com o IME, no CFG são oferecidos dois tipos de cursos que graduam engenheiros dentre as especialidades oferecidas, definidas anualmente pelo Estado Maior do Exército (EME). São eles:  

  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM): destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar;
  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (QEM): destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar.

E as respectivas especialidades de engenharia oferecidas atualmente pelo IME são:

  • Fortificação e Construção (Eng. Civil);
  • Elétrica;
  • Eletrônica;
  • Comunicações;
  • Mecânica e de Armamento;
  • Mecânica e de Automóveis;
  • Materiais;
  • Química;
  • Cartografia; 
  • Computação.

Sem deixar de esquecer do ciclo básico, que corresponde aos 2 primeiros anos do curso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Inscrições 2020:

As inscrições são feitas através do site do IME e estão abertas desde o dia 02/07 até 18/08, com uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Além do ensino médio completo, e ser brasileiro(a) nato(a), os candidatos devem ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Também devem possuir altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima de 1,55m, além de outros requisitos. As informações completas do CA/CFG, inclusive a relação de vagas oferecidas, se encontram disponíveis no edital no site do IME.

Vale destacar, que além da graduação, o instituto também ministra cursos de pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Também como benefícios, oferece aos seus alunos fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo, claro que com particularidades para alunos da ativa e da reserva.

Certamente que os cursos do IME possuem excelência, tornando-o concurso como um dos mais disputados do país, onde o nível de avaliação (em todo o processo de aprovação), tanto pela concorrência de vagas, mas também na aplicação das provas intelectuais, físicas etc, é muito elevado, onde se exige muito dos candidatos, em todos os aspectos.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já teve vontade de estudar no Instituto Militar de Engenharia? Conta para a gente nos comentários!

Engenharia 360

Fabrício Silva

Engenheiro Mecânico, Pós Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho e Eletrotécnico. Baiano, tricolor, amante de um bom samba e uma resenha de qualidade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo