Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Inovação sustentável: saiba por que é importante para a sua empresa

por Redação 360 | 21/02/2022

Quando temos ideias autênticas – como para tecnologias, criação de novos produtos e modelos de negócios -, ganhamos ainda mais chances de conseguir um sucesso empresarial a partir delas. Aliás, a sorte aumenta ainda mais se estamos atentos aos problemas atuais que mais assolam as pessoas, como os socioambientais. Ganha o coração dos clientes aqueles profissionais que conseguem olhar para além do lucro, mas principalmente para a preservação do meio ambiente. E as boas oportunidades começam a surgir para os que fazem a união de inovação e sustentabilidade! Só que, afinal, o que é inovação sustentável mesmo? Veja no texto a seguir!

inovação sustentável
Imagem reproduzida de static.portaldaindustria

Sobre o significado de Inovação Sustentável

É básico! Se sua empresa quer crescer de forma a respeitar o meio ambiente, ela precisa investir em inovação sustentável – e sabemos o quanto isso é importante no contexto que o Brasil está nos dias de hoje! Mas é claro que isso, no discurso, é bastante fácil. Contudo, sabemos que se trata de um tema muito desafiante. Afinal, como adotar dentro da empresa um ideal de inovação disruptiva?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não é tão simples assim quebrar velhos padrões, desfazer velhos hábitos. Acontece que, às vezes, é a crise que nos obriga a mudar as coisas – na marra mesmo. Por exemplo, a crise ambiental que enfrentamos hoje já está fazendo empresas mudarem as suas metas, como de carbono zero e eletrificação de sistemas. Outra coisa que pode acontecer é a reivindicação da sociedade de uma organização diferente, mais consciente. O fato é que esse pontapé pode acontecer a qualquer momento e pelos mais diferentes motivos! Por exemplo, o sentimento de querer ser mais engajado em uma causa ou a própria competitividade do setor.

inovação sustentável
Imagem reproduzida de CTE – Centro de Tecnologia de Edificações

Áreas mais impactadas dentro das empresas pela quebra de padrões e hábitos

Sim, mudar os sistemas internos de uma empresa pode impactar fortemente toda uma cadeia de produção. Para começar, serão realizadas ações verdes, planejadas de forma a atingir ou explorar minimamente os recursos naturais. Depois, a inovação será focada no âmbito social, considerando o capital humano, dos colaboradores ao consumidor final, com valores monetários justos, segurança, saúde, e mais; ou seja, trabalhando com uma política que valoriza o bem estar. Por fim, é feita a análise dos aspectos econômicos – como se sustentar e manter lucros e ainda garantir que não haja, com isso, devastação do meio ambiente.

Nesse processo, há uma mudança na lógica capitalista. As empresas passam a se preocupar mais com um futuro eficiente e saudável, que também atenda aos desejos dos consumidores – principalmente aqueles mais críticos!

inovação sustentável
Imagem reproduzida de CPG Click Petroleo e Gas

Formas mais adequadas de realizar e incentivar essa mudança

A inovação sustentável é, em alguns estados brasileiros, incentivada através de leis que regulamentam práticas sustentáveis. Isso faz com que empresários passem a olhar com interesse para iniciativas direcionadas a um novo modelo que une progresso econômico e preservação ambiental. Mas é dever de todos buscar realizar ações simples, mais eficazes, para implementar ideias como de coleta seletiva, controle de consumo de água e energia, diminuição de uso de papel, até o combate ao desmatamento, e mais. Isso se chama ‘cultura da inovação‘!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Resumindo, é “pensar fora da caixa”, fugir do convencional, buscar por soluções mais ousadas. Logo as oportunidades vão provar como é benéfico apostar em ações e tecnologias sustentáveis! E se isso não for o bastante, também será possível realizar testes e experimentos que verifiquem tanto a viabilidade quanto os resultados disso. Quer exemplos práticos? Energia limpa e carros elétricos que reduzem menos emissão de gases que provocam o efeito estufa. Bem, este é só o começo! Continue acompanhando o 360 para conferir mais ideias de inovação sustentável!

inovação sustentável
Imagem reproduzida de Mobuss Construção

Veja Também: Entenda como a engenharia sustentável está presente na construção civil


Fontes: BWG.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.